2014-031-jquelfes14-site
Os Jogos de Quelfes – evento desportivo e cultural realizado anualmente em Olhão e o que mais promove o olimpismo em Portugal– vão já na sua 5ª edição e decorrem até 6 de abril, contando com a participação das escolas do 1º ciclo do concelho.

Apesar da sua celebração local, os Jogos estão abertos à participação de outras escolas ou crianças. Todos os anos, a «Chamada para os Jogos» desafia os mais novos a virem a Olhão mostrar o seu melhor, sob o signo do olimpismo e dos seus valores humanos universais.

Os Jogos deste ano voltam a ter como prato forte as provas desportivas, do atletismo à natação, passando pelo basquetebol, futebol e esgrima. A estas somam-se os concursos culturais e artísticos subordinados ao tema A Vida Olímpica de Pierre de Coubertin.

Supervisionados pelo Comité Internacional Jogos de Quelfes, estes Jogos são organizados pela Junta de Freguesia de Quelfes em parceria com o Município de Olhão. Este ano, uma das novidades é o renovado Campo de Jogos de Quelfes, espaço que irá acolher as provas de atletismo e lenço grego. Trata-se de um espaço que irá proporcionar melhores condições para a prática desportiva, não só à escala local, mas também à população em geral, tratando-se da única pista de atletismo existente no concelho de Olhão.

Outra das inovações dos Jogos de Quelfes, este ano, é a realização de várias conferências sobre o Olimpismo que prometem trazer a Olhão algumas das mais destacadas figuras do movimento olímpico nacional. Logo no dia da abertura, dia 29, às 21h00, o Hotel Real Marina acolheu a conferência A Importância do Olimpismo no Desenvolvimento das Crianças, que contou com a presença de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal; Humberto Santos, presidente do Comité Paralímpico de Portugal; Luís Costa, presidente da Academia Olímpica de Portugal; José Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal e Gustavo Marcos, fundador do Movimento Jogos de Quelfes.

A 31 de março, às 18h00, o auditório do Colégio Bernardete Romeira acolhe o Olimpismo – Modelo Educativo em Análise, com as participações de Alberto Almeida, delegado regional de Educação; Luís Felício, diretor do agrupamento de escolas João da Rosa; Eduardo Sena, coordenador regional do Desporto Escolar e Eduardo Fernandes, coordenador do projeto Escola Ativa. A 3 de abril, às 18h00, no Hotel Real Marina, realiza-se a conferência Atletas Olímpicos – Exemplo de Superação, com as presenças de Jorge Costa, Hélder Oliveira, Ana Dias e Ezequiel Canário. As inscrições para estas conferências devem ser feitas até dia 26 de março para o e-mail jogosdequelfes@gmail.com.