2013-188 almoco escolas1O Executivo da Câmara Municipal de Olhão decidiu aumentar os apoios atribuídos aos alunos mais carenciados das escolas do concelho. Para o atual ano letivo, a Autarquia destinou 83 mil euros para auxiliar mais de 1100 alunos dos diferentes agrupamentos.

A Autarquia olhanense, ciente dos inúmeros problemas que muitas famílias vivem, fruto da grave crise que o País atravessa, tem vindo ao longo dos últimos anos a ter um olhar especial para com os mais jovens, nomeadamente no apoio financeiro à Ação Social Escolar.

Na prossecução de uma política conscienciosa de apoio social, apesar das dificuldades inerentes ao decréscimo de receitas e ao desejado reequilíbrio financeiro, a Câmara reforçou o apoio socioeducativo, abrangendo mais 45 alunos do escalão A, cuja comparticipação é de 100%, com um valor real de 76,00€ por aluno, e a mais 86 alunos do escalão B, numa comparticipação de 62,5% e um valor real de 47,50€ por aluno.

Para o ano letivo de 2013/14, a Autarquia destina uma verba anual de 83 mil euros, no apoio aos mais de 1100 alunos dos diferentes agrupamentos escolares do concelho, representando um acréscimo de 36% relativamente aos valores padrão estipulados pelo Ministério da Educação, e em consonância com a política implementada em anos anteriores. Esta verba é repartida pelo apoio à alimentação, aquisição de manuais e de material escolar e às atividades de complemento curricular.

A promoção de medidas de combate à exclusão social e ao abandono escolar, bem como de igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolar dos nossos jovens alunos, continuam a estar na preocupação da política local autárquica, visando a construção de um futuro mais promissor.