2014-073-Dia do PescadorO Município de Olhão celebra, no próximo dia 31 de maio, mais uma edição do Dia do Pescador. Como habitualmente, realizam-se várias iniciativas para assinalar uma data de grande importância para o concelho, com forte ligação às pescas e à aquacultura.

O programa dedicado ao Dia do Pescador tem início às 14h30, com uma edição especial das Conversas de Museu sobre a “Arte de Pescar”, no Museu Municipal de Olhão, seguindo-se às 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de entrega de distinções aos pescadores de Olhão, o momento alto destas comemorações.

Os pescadores olhanenses serão homenageados de acordo com várias categorias, nomeadamente: Arrasto, Cerco, Poliv. Local, Poliv. Costeira, Aquacultura e Moluscicultura, Ganchorra de Mão, Mulher na Pesca e na Aquacultura, Pescador Mais Novo, Maquinista Marítimo, Pescador em Progressão e Prémio Indústria Conserveira. Na mesma cerimónia serão homenageados, a título póstumo, António da Branca e Dorilo Seruca, dois nomes com profunda ligação ao mar.

Às 17h00, no Museu Municipal de Olhão, o presidente da Câmara, António Miguel Pina, inaugura a exposição de fotografia Faina Maior, da autoria de Aníbal Lemos, seguindo-se uma degustação de produtos ligados ao mar, no mesmo local, em parceria com a Docapesca.

A exposição Faina Maior, uma produção do Município de Ílhavo e do Museu Marítimo de Ílhavo, apresenta “silhuetas de homens que foram ao bacalhau governando navios que agora são mitos e objeto de afetuosas lembranças”. O autor, Aníbal Lemos, natural de Estarreja, é professor do ensino secundário e já venceu vários prémios de fotografia.