2013-060-25 abrilA emblemática data que é o 25 de Abril volta a ser comemorada no concelho de Olhão. Assim, neste 39º aniversário da Revolução dos Cravos, haverá um programa oficial, promovido pela Câmara Municipal, mas as freguesias também organizam atividades variadas para celebrar este dia. Os Adiafa assinalam a data com um espetáculo na noite de 24 no Auditório Municipal de Olhão.

Na Câmara Municipal de Olhão, as comemorações incluem a Alvorada às 08h00, seguindo-se o desfile da Banda Filarmónica 1.º de Dezembro e do Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão (09h00) e a cerimónia do Hastear das Bandeiras Nacional e Municipal frente aos Paços do Concelho, com a presença de entidades oficiais (09h30).

Na freguesia da Fuseta, por exemplo, as celebrações começam logo na noite de 24 de abril, às 21h30, com um espetáculo de Domingos Caetano, onde não faltarão alusões à Revolução dos Cravos.
No dia 25, o Grupo Columbófilo Fusetense organiza diversas iniciativas: contra-relógio individual de pombos-correio de Almodôvar – Fuseta (08h00), passeio pedestre pela Zona Ribeirinha da Fuseta (09h00), torneio de petanca junto ao polidesportivo da Fuseta (09h15), torneio de futebol de cinco com a presença das coletividades Grupo Columbófilo do Guadiana; Sociedade Columbófila Hortense, Sociedade Columbófila Olhanense, Sociedade Columbófila Moncarapachense e Grupo Columbófilo Fusetense (10h00).

A Associação Foz do Êta organiza, às 15h00, no polidesportivo, um Decatlo de Jogos Tradicionais e na Ludoteca (Praça da República), às 16h30, haverá interpretação de uma música alusiva ao 25 de abril, pelas crianças da Ludoteca da Junta de Freguesia da Fuseta e distribuição de cravos pela população. A Associação Cultural Fusetense promove, às 17h00, na Praça da República, a comemoração da data com a participação dos jovens da Associação Cultural Fusetense.

Neste dia, a Junta de Freguesia de Freguesia de Olhão, em parceria com o Clube Desportivo Marítimo Olhanense, apoia o Torneio 25 de Abril, no Estádio Municipal.

Pechão começa as comemorações do 25 de abril logo no dia 15, com a inauguração da exposição documental “PORTUGAL 1973/2013”, na junta de freguesia. Já no dia 19, às 21h15, a sede do Clube Oriental de Pechão acolhe ”Música de Zeca Afonso”, pelo Grupo LU.TA e nos dias 23 e 25 de abril, na sede do Grupo Motard de Pechão, realiza-se um Torneio de Matraquilhos. A 24 de abril, às 21h30, o Clube Oriental de Pechão acolhe um Serão Cultural de Música Popular Portuguesa, com o Projeto Cláudio e Max e Rosinda Vargues e Susana Mendonça. Será também apresentada a segunda edição do Concurso Literário Francisco Guerreiro.

No dia 25, para além das habituais cerimónias do hastear das bandeiras, haverá muita animação desportiva e cultural, a partir das 10h20, com futebol de rua, matraquilhos, jogos tradicionais, karaté, fitness, hip hop, oficinas de expressão plástica, exposição de trabalhos dos alunos da EB1 e dos jardins de infância de Pechão e o desfile da Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Olhão. Realiza-se às 12h00 a homenagem aos antifascistas de Pechão (frente à placa evocativa) e a tarde é de desporto na zona desportiva de Pechão: final do Torneio de Matraquilhos – Grupo Motard de Pechão (17h00), Futebol Feminino – equipas populares (18h00) e Futsal Juvenil – Clube Oriental de Pechão (19h00). A 26 de abril, a Junta de Freguesia promove ainda a interpretação da canção de “Grândola Vila Morena” nas escolas de Pechão, com Susana Mendonça e Osvaldo Granja.