2013-065-MaiosAs flores típicas da primavera enfeitam os Maios que no dia 1 saem à rua na EN125, entre Marim e Alfandanga, mas também noutros locais do interior. Neste primeiro dia do mês fazem-se ‘romarias’ para ver os Maios, uma das principais tradições do concelho de Olhão.

Foi o Futebol Clube de Bias que há 29 anos recuperou a tradição dos Maios e continua a fazê-lo. A iniciativa repete-se ano após ano, sempre com o objetivo de mostrar os bonecos, que são construídos em segredo pelos residentes locais durante meses. O júri atribui prémios simbólicos aos mais originais.

Esta tradição faz com que milhares de pessoas passem por Olhão para verem as autênticas obras de arte que se mostram somente neste dia.