2013-135-ConfImprensa FestivalMarisco1Destacando o “convidado especial” deste ano, o mexilhão, o Festival do Marisco, que se realizará entre 10 e 15 de agosto, na cidade cubista, foi apresentado aos órgãos de comunicação social na passada sexta-feira. Música de qualidade e marisco para todos os gostos prometem voltar a atrair milhares de visitantes.

O já habitual evento de grande convívio de verão das noites algarvias, com milhares de pessoas a rumarem à cidade cubista acontece, pela 28ª vez, com um enquadramento único, num cenário idílico junto à Ria Formosa, onde o preço e a qualidade do marisco apresentado, bem como o cartaz de luxo, serão suficientes para o classificarem como “dos melhores do Mundo”, segundo as palavras do presidente do Município, Francisco Leal.

Para além da experiência de anos transatos, onde a valorização dos mariscos da Ria é uma constante, como acontece com a amêijoa e a ostra, este ano a novidade centra-se no mexilhão, produzido em offshore ao largo de Olhão, e que terá destaque especial nesta edição do festival, com um stand próprio.

“A cada ano que passa, o Festival do Marisco torna-se único, pelas experiências gastronómicas e musicais que tem proporcionado aos seus visitantes, sempre com novidades”, referiu o autarca, durante a apresentação à imprensa, onde também foi divulgado que o Festival volta a ter seis dias de duração.
2013-135-ConfImprensa FestivalMarisco2
O evento, que “tem sido de alta rentabilidade para Olhão, através da dinamização turística, embelezamento da cidade e do comércio local”, defende Francisco Leal, contará este ano com um investimento aproximado de 500 mil euros por parte do Município, através da empresa Municipal Fesnima, que organiza o Festival. Mais uma vez, como faz questão de realçar o autarca olhanense, “não existe qualquer apoio do Turismo do Algarve. Estamos sempre na expetativa de que o Turismo nos dê alguma coisa, mas não tem dado nada ultimamente”, lamentou.

Prevendo-se uma afluência ao Festival semelhante aos anos anteriores – cerca de 60 mil visitantes –, “há vários artistas que voltam mais uma vez porque procuramos ter sempre os melhores”, garante Francisco Leal. Este ano, Tony Carreira abre o desfile de cantores de grande sucesso que pisam o palco instalado junto à Ria Formosa, seguindo-se Carminho, Xutos & Pontapés, João Pedro Pais, U2UK e os brasileiros Revelação fecham com muita alegria a 28ª edição do Festival. As primeiras partes destes concertos serão feitas por artistas locais, numa clara aposta do Município na divulgação dos novos talentos olhanenses.

“O grupo Revelação vem diretamente do Brasil para o Festival do Marisco de Olhão, é um exclusivo”, garantiu na apresentação do evento o presidente do Conselho de Administração da Fesnima, Vítor Lopes, que também marcou presença na apresentação do Festival, ao lado de Francisco Leal, assim como os restantes membros do conselho de administração e vereadores da Câmara Municipal.

O maior evento gastronómico e musical a Sul do Tejo, irá decorrer de 10 a 15 de agosto e conta com o seguinte cartaz musical:

10 de agosto- Tony Carreira
Tony Carreira comemora 25 anos de canções e abre o Festival do Marisco: garantia de casa cheia para ouvir o cantor que é um verdadeiro fenómeno de popularidade, adorado por milhões! Prevê-se um concerto ímpar, tanto em termos musicais como de produção, para assinalar esta tour 2013.

11 de agosto – Carminho
Carminho, jovem fadista que é já uma referência nacional, pisa o palco do Festival do Marisco para uma noite onde se celebra a essência de Portugal. O álbum Fado, editado em 2009, trouxe-lhe o reconhecimento da “maior revelação do fado da última década”, alcançando rapidamente o galardão de ouro. Esta é sem dúvida, uma oportunidade única de ouvir com Alma, a nova voz do fado português.

12 de agosto- Xutos & Pontapés
Olhão recebe mais uma vez a banda de rock portuguesa mais emblemática. Diferentes gerações poderão ouvir e ver a energia de Tim, Zé Pedro, Kalú, João Cabeleira e Gui. Dando continuidade aos anos anteriores, o Festival do Marisco, servirá para se cantar em uníssono, músicas como Homem do Leme ou Circo de Feras, entre tantas outras.

13 de agosto- João Pedro Pais
Chegou a hora de ouvir Havemos de Lá Chegar, na voz de um dos artistas mais importantes do panorama musical português. Após vários sucessos musicais, João Pedro Pais consagrou-se com o seu último álbum, editado em 2012, Desassossego. Com ele, o Festival do Marisco irá cantar Tudo Bem e revelará Segredos.

14 de agosto- U2UK- Tributo aos U2
Os fãs da banda irlandesa U2 poderão reviver êxitos como, Streets Have no Name, With or Without You, Sunday Bloody Sunday, One, Pride, Bad, Beautiful Day e Elevation, entre outros. A banda de tributo ao grupo de Bono apresenta os mais grandiosos momentos das famosas digressões mundiais que os U2 fizeram ao longo de três décadas.

15 de agosto- Revelação
O Festival do Marisco fecha com o maior grupo de samba do Brasil da atualidade. Muita euforia e samba no pé estão prometidos para o último dia da 28ª edição do Festival do Marisco. A banda mantém a sua essência e a chama que faz de Revelação um dos grupos cariocas mais ouvidos e internacionais do samba, onde a alegria e energia típica da música brasileira, irão “aquecer” o Festival do Marisco.

2013-135-ConfImprensa FestivalMarisco3 pan