2014-183-jogos-de-quelfes-2015Realizou-se ontem, 10 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Tavira, a III Reunião da Comissão Geral Organizadora dos VI Jogos de Quelfes, no seguimento de trabalhos prévios levados a cabo, respetivamente, em Olhão e em Loulé.

A formação desta Comissão, da qual fazem parte, entre outros, os municípios de Faro, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira, a Academia Olímpica e o Comité Paralímpico de Portugal, o Desporto Escolar, a DREALG, o IPDJ, as associações de Andebol, Atletismo, Basquetebol, Esgrima e Natação do Algarve ou as juntas de freguesia do concelho de Olhão, surge no decurso do crescimento do próprio evento, que pretende afirmar-se enquanto principal referência nacional na promoção do Olimpismo, em particular da sua dimensão humanista e valores, direcionado ao 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Pela primeira vez, irão integrar o calendário oficial dos Jogos disciplinas de desporto adaptado, mais concretamente de natação e boccia, concretizando-se assim um desejo de longa data.

Recordamos que o evento Jogos de Quelfes, através da celebração das origens mitológicas do movimento homónimo e com o alto patrocínio da Academia Olímpica Internacional, Trégua Olímpica Internacional e Comité Olímpico de Portugal, visa promover a dimensão humanista do Olimpismo, modelos de desporto inclusivo e motivante, a dieta mediterrânica, a proteção do ambiente e a paz, através de um encontro desportivo e cultural, envolvendo as diferentes comunidades escolares.