2013-011-Geocaching
No próximo domingo, 20 de janeiro, entre as 10h00 e as 12h00, a cidade de Olhão recebe o evento CITO, destinado a geocatchers. Trata-se de um jogo que permite promover a qualidade ambiental e, ao mesmo tempo, conhecer os locais onde decorre, neste caso a cidade de Olhão. As inscrições podem ser feitas em www.geocaching.com e o jogo começa no estacionamento Oeste, junto à Marina de Olhão.

CITO são as iniciais de "Cache In, Trash Out", ou seja, "Colocamos uma Cache, retiramos o Lixo". Trata-se de um evento de cariz ecológico no qual, voluntariamente, os geocachers contribuem para a limpeza de espaços públicos.

Existem diversas caches escondidas na cidade de Olhão onde passamos todos os dias e nem supomos que essas caches lá estão. Existe uma cache na Rua do Comércio, a menos de 50 metros dos Paços do Concelho, existe outra na Avenida da República algures entre os Correios e a Igreja, outra nas imediações da Ecoteca, no Auditório Municipal, no Jardim dos Patinhos, no Jardim Pescador Olhanense, na Doca, existe até uma cache que obriga o geocacher a percorrer a cidade para ter acesso ao contentor. As caches em Olhão levarão os geocachers a uma visita guiada pela cidade.

Qualquer cidadão pode ser geocacher, bastando para isso registar-se no site internet do jogo, www.geocaching.com, possuir um GPS e, claro, cumprir as regras do jogo. Geocaching é um jogo mundial de "caça ao tesouro" que surgiu nos Estados Unidos da América quando o serviço GPS deixou de ser exclusivamente militar. Os participantes no jogo chamam-se geocachers e os tesouros denominam-se geocaches ou simplesmente caches. Consiste essencialmente em tentar encontrar caches escondidas com a ajuda de um GPS.

Qualquer geocacher pode esconder uma cache que pode ir de um simples recipiente de plástico a um complexo e engenhoso sistema de engrenagem e sistemas eletrónicos. Depois de escondida a cache, o geocacher que a escondeu (denominado Owner) divulga as coordenadas da sua cache no site do jogo www.geocaching.com onde todos os outros geocachers terão acesso a essas mesmas coordenadas.

Da próxima vez que vir uma ou várias pessoas com um aparelho na mão a andar de um lado para o outro à procura de algo, possivelmente será um geocacher. Participe e encontre uma forma diferente de conhecer Olhão!

<< Voltar