2013-025-Balcao Unico
O Balcão Único do Município de Olhão abriu as portas há precisamente um ano, a 6 de fevereiro de 2012. Desde então, este local onde o público olhanense e não só pode resolver a maioria dos assuntos relativos à Autarquia, já recebeu 37 mil utentes.

No mesmo espaço, na entrada principal do edifício dos Paços do Concelho, está centralizado grande parte do atendimento relacionado com os serviços de Obras Particulares, Educação, Desporto, Expediente, Ação Social, Taxas e Licenças e Tesouraria.

Uma das novidades entretanto introduzidas ao longo deste ano de funcionamento foi a possibilidade dada a quem utiliza os transportes públicos da cidade – Circuito Olhão - de fazer o respetivo cartão (passe) na hora. No Balcão Único é possível tirar a fotografia do munícipe e produzir o documento de imediato (tipo multibanco), que depois apenas precisa de ser atualizado com a respetiva senha mensal junto da Eva Transportes.

No Balcão Único também já é possível ajudar os munícipes no preenchimento informático de muitos dos formulários disponíveis online, para que os processos sejam instruídos de acordo com os dados necessários e de forma mais rápida e eficaz.

A criação do Balcão Único, que pelo número de atendimentos mostra ter sido uma aposta ganha do Município (os serviços mais requisitados são os de Expediente e Ação Social – 7290; Obras Particulares – 6567 e Educação e Desporto – 5660), insere-se nas medidas de modernização administrativa em curso na Autarquia olhanense, com o objetivo de simplificar cada vez mais a vida dos munícipes, e tem enquadramento no Programa Estratégico do Algarve Central – Uma Parceria Territorial, cofinanciado por fundos comunitários.

<< Voltar