2013-037-Inauguracao Freitas Mar
Foi inaugurada ontem, 6 de março, a mais recente e uma das mais modernas fábricas de conservas de peixe do País. A empresa Freitas Mar, que já laborava na cidade olhanense, tem agora no Porto de Pesca instalações novas e funcionais. Esta unidade fabril permite manter uma centena de postos de trabalho e a criação de mais de duas dezenas, representando um investimento de 5,5 milhões de euros.

Na inauguração desta nova unidade fabril, que contou com o presença do secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e do presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal, percebeu-se que o empresário José Freitas, com negócios na Figueira da Foz, não quis deixar no desemprego cerca de uma centena de pessoas que trabalhavam na antiga J. A. Pacheco e decidiu erguer esta nova fábrica, com tecnologia de ponta, para continuar a apostar na mão-de-obra especializada dos trabalhadores da cidade olhanense. “A pensar nas 100 pessoas que trabalhavam na J. A. Pacheco insisti em fazer aqui a fábrica, em vez de na Figueira da Foz, onde já estamos implantados”, revelou o empresário.

Dos 5,5 milhões de euros de investimento – algo arriscado em tempo de crise, mas que José Freitas justifica com o know-how e o mercado já existente – cerca de 2 milhões são oriundos de fundos comunitários. “O resto é um compromisso que tenho com a banca”, refere o empresário, cuja fábrica de Olhão começa a laborar em pleno na próxima segunda-feira, 11 de março, dedicando-se à produção de conservas de atum, cavala e sardinha, grande percentagem das quais seguem para exportação.

2013-037-Inauguracao Freitas Mar52013-037-Inauguracao Freitas Mar2



































“O Eng. Francisco Leal, teve confiança ilimitada de que esta obra ia ser levada a cabo e estava preocupado com o futuro dos funcionários da J. A. Pacheco, mantivemos os postos de trabalho e criámos novos, ajudando assim a economia do País”, revelou o empresário, que criticou a forma como “a nós, na Europa, tudo é exigido, mas as portas estão abertas para outros mercados, sem restrições. Caminhamos numa direção muito perigosa!”, sublinhou.

Em dia de festa para Olhão, o presidente da Câmara, Francisco Leal, não deixou de elogiar a manutenção dos postos de trabalho da J. A. Pacheco, cujos funcionários passam agora a laborar na nova fábrica Freitas Mar. “O Dr. José Freitas sempre nos descansou. É um homem de grande iniciativa, não se faz uma fábrica destas de ânimo leve. Temos de elogiar os empresários que fazem este tipo de apostas”, sublinhou Francisco Leal. “Esta é uma fábrica do séc. XXI, que pode rivalizar com o que de melhor existe na Europa, mas também temos outras empresas que estão a fazer um ótimo trabalho nesta área em Olhão”, destacou ainda o autarca.


2013-037-Inauguracao Freitas Mar72013-037-Inauguracao Freitas Mar4
















“Esta é uma área que tem futuro”, referiu por sua vez o secretário de Estado do Mar, Pinto de Abreu. “Esta fábrica, no âmbito da economia do mar, tem uma importância especial. A Estratégia Nacional do Mar, que está em discussão pública, deve contar com o contributo de todos”, exortou o governante, elogiando a capacidade empreendedora do empresário José Freitas. O secretário de Estado do Mar garante que este é um setor que está a dar a volta à crise e a prova disso são os vários projetos de novas fábricas de conservas que estão aprovados.


<< Voltar