2017-006-mario-soares-livro-de-honra-01

Até sempre Mário Soares!

Morreu o “Presidente de todos os portugueses”. Mário Alberto Nobre Lopes Soares faleceu aos 92 anos, no passado dia 7 de janeiro, depois de uma vida rica de luta contra a ditadura e através da qual ajudou a construir um Portugal mais moderno, livre e igualitário.

Político por convicção e por vocação, co-fundador do Partido Socialista, lutador contra o regime salazarista, foi preso, forçado ao exílio, Primeiro-Ministro e Presidente da República: Mário Soares foi um dos nomes maiores da nossa vida em democracia.

Um português maior! Assim podemos definir Mário Soares por tudo o que significa para várias gerações de portugueses. Independentemente da cor política de cada um, creio que todos reconhecemos a obra deste grande Homem. Em nome do Município de Olhão deixo, desta forma, a nossa homenagem ao político, ao lutador e ao homem de causas que era Mário Soares.

Mário Soares foi um político interventivo e com uma visão muito para além da sua época. Teve uma voz ativa na sociedade portuguesa, mesmo quando já não desempenhava qualquer cargo político. Era também um homem de cultura como poucos. Foi sempre ouvido e respeitado, quer em Portugal quer no estrangeiro e um dos arquitetos da construção da Comunidade Económica Europeia, cuja adesão de Portugal aconteceu quando era Primeiro-Ministro. Por estas e muitas outras razões, a vida e obra de Mário Soares merecem ser enaltecidas, hoje e sempre. 

2017-006-mario-soares-livro-de-honra-02

A sua ligação ao nosso concelho, não só porque a sua companheira de toda uma vida, Maria de Jesus Barroso, era natural da Fuseta, mas também porque foi o único Presidente da República a visitar o concelho de Olhão – no dia 16 de junho de 1986, quando foi agraciado com a Medalha da Cidade e o título de cidadão honorário, tendo igualmente assinado o Livro de Honra nos Paços do Concelho –, merecem este destaque.

Endereçamos, neste momento de dor, os nossos sentidos pêsames aos filhos João e Isabel e à restante família, assim como ao Partido Socialista e a todos os seus militantes. Até sempre Mário Soares!

O Presidente da Câmara Municipal de Olhão,
António Miguel Ventura Pina

2017-006-mario-soares-livro-de-honra-03


<< Voltar