2015-209 expo SCOO Sporting Clube Olhanense (SCO) tem patente até 12 de outubro, na sua Sala de Troféus, uma exposição evocativa da conquista do primeiro título da história do clube, a Taça Algarve, um troféu conquistado há precisamente 100 anos, apenas três depois da sua fundação.

A Taça Algarve foi a primeira prova organizada por uma associação desportiva, uma entidade denominada Liga de Educação Física do Sul de Portugal, com sede em Tavira. A taça conquistada pelo SCO esteve na sede do clube durante um ano e o regulamento previa que o clube que conseguisse ganhar a prova três anos seguidos ficaria com a posse definitiva do troféu.

O torneio acabou por não mais se disputar, e a taça voltou para Tavira. Depois de extinta a Liga, os seus principais dirigentes estiveram envolvidos na fundação do Ginásio de Tavira, passando a taça a fazer parte do espólio desse clube.

O troféu foi agora cedido temporariamente pelo Ginásio de Tavira e ficará patente ao público até 12 de outubro, todos os dias úteis, entre as 16h00 e as 19h00, na Sala de Troféus do Estádio José Arcanjo.

Para além do visionamento do primeiro capítulo do filme sobre o centenário do clube, Honra e Glória Rubro Negra – 100 Anos de história, a cerimónia de inauguração contou com a presença do autor algarvio Raminhos Bispo, que escreveu obras como Sporting Clube Olhanense – 90 Anos de História, 25 Anos do Clube de Ciclismo de Tavira, ou 50 Anos de História do Futebol em Faro.



<< Voltar