2015-205-congresso-iberico-aquacultura-2015-olhaoO XV Congresso Nacional de Aquacultura e I Congresso Ibérico de Aquacultura ocorrerá já na próxima semana – entre 13 e 16 de outubro – na Casa Colón, em Huelva, Espanha, e o Município de Olhão vai marcar presença, assim como os aquacultores do concelho, que estarão fortemente representados na área de exposições do encontro. 

Quatro empresas e duas associações (Gualter Mariscos, Bivalvia, Necton, Sparos, Associação de Produtores de Ostra da Culatra (APOC) e Formosa - Cooperativa de Viveiristas da Ria Formosa) do concelho marcam presença e divulgam a sua atividade junto dos nossos vizinhos espanhóis.

Aquacultores e cientistas são convidados a aprofundar, durante quatro dias, entre outras temáticas, as tecnologias eco-eficientes para a produção aquícola; a aquacultura multitrófica integrada e cultivo de algas e auxiliares; as tecnologias de cultivo de peixes e de bivalves; planos estratégicos para a aquacultura espanhola e portuguesa e prioridades de financiamento ou a sustentabilidade do meio ambiente.

Na terça feira, dia13 de outubro, a conferência inaugural começa às 17h00, com a oradora Marisol Izquierdo, que fará uma palestra intitulada “Alimentando os peixes do futuro”, que resumirá aspetos tão importantes como a influência do desenvolvimento larvar, dos sistemas alimentares e da substituição de ingredientes nas novas dietas na produção aquícola, e ainda abordará questões sobre saúde e qualidade dos peixes.

O presidente da Federação Europeia de Produtores de Aquacultura, Arnault Chaperon, participará na sessão "Qualidade e Valorização dos Produtos Aquícolas", que ocorrerá na quinta feira, 15 de outubro. A sessão de encerramento terá lugar nesse mesmo dia, às 19h00, e contará com a presença da ex-ministra da Ciência e Inovação da IX Legislatura, Cristina Garmendia Mendizábal. O seu trabalho e visão empreendedora foi reconhecida em distintas ocasiões com prémios de investigação e inovação empresarial.

Conheça Aqui o programa do Congresso.



<< Voltar