Trinta e uma passadeiras vão ser intervencionadas no concelho de Olhão, ao abrigo do contrato assinado recentemente entre o Município e a empresa Manuel António & Jorge Almeida – Construções, S.A..

2017-121-contrato-passadeiras
A empreitada, no valor de 82.400 euros, prevê a requalificação de passadeiras já existentes, que passarão a ser executadas em calçada, ao invés das atuais passagens de peões pintadas no pavimento.

As passadeiras em calçada apresentam um conjunto de vantagens em relação às suas congéneres pintadas, desde logo em termos de manutenção, uma vez que eliminam a necessidade da renovação constante da pintura para que se apresentem devidamente visíveis, o que se traduz numa maior segurança para condutores e peões.

A segurança rodoviária foi também levada em linha de conta no que diz respeito à sinalização vertical, que vai ser renovada em todas as 31 passadeiras agora intervencionadas.

Destas, 21 serão elevadas em relação à faixa de rodagem, o que “obrigará” os veículos a reduzirem a velocidade.

Outra das preocupações do Município são as acessibilidades, pelo que estas passagens de peões ficarão aptas a serem utilizadas por pessoas com mobilidade reduzida.
Na União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, serão intervencionadas 7 passadeiras, em Olhão 8, na Freguesia de Pechão 6 e em Quelfes 10.

“Esta é apenas a primeira fase de uma intervenção que queremos exaustiva nas passagens de peões do nosso concelho, de forma a dotá-las de condições de segurança e acessibilidade para todos”, referiu o presidente da Autarquia, António Miguel Pina, na cerimónia de assinatura do contrato.

<< Voltar