Um grupo de militares do Instituto Universitário Militar foram recebidos esta quarta feira, dia 7 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina. A iniciativa inseriu-se no âmbito de uma visita de estudo do curso de Promoção a Oficial General, que integra os futuros oficiais generais dos três ramos das Forças Armadas: Marinha, Exército e Força Aérea.

2017-136-visita-militares-01
“É com muito gosto que vos recebemos em Olhão. Eu sou da geração que já não cumpriu o serviço militar obrigatório, mas há um conjunto de valores que se cultivam nas Forças Armadas que considero serem muito importantes para a nossa sociedade”, começou por referir António Miguel Pina, que prosseguiu fazendo uma introdução à história de Olhão e do seu passado, nomeadamente ao episódio de expulsão das tropas napoleónicas, “um capítulo da nossa história que muito nos orgulha e que diz muito de nós enquanto povo”.

2017-136-visita-militares-02
De acordo com o Instituto Universitário Militar, “a visita de estudo visa contactar com organizações relevantes do tecido económico, político, educativo social e cultural da região, no intuito de conhecer o seu contributo para o potencial estratégico nacional e identificar como superam os desafios da gestão estratégica, gestão do conhecimento e exploração da inovação nas organizações”.

2017-136-visita-militares-03
Inserida numa visita à região do Algarve, as tardes de terça e quarta feira foram dedicadas em particular ao concelho de Olhão, com visitas, no primeiro, dia, às empresas Necton, Sparos e Sun Concept.

No segundo dia, dedicado à cultura olhanense, os militares visitaram, para além dos Paços do Concelho, o Museu Municipal – Edifício do Compromisso Marítimo, o centro histórico da cidade, a Torre de Bias e a Casa João Lúcio.

2017-136-visita-militares-04

<< Voltar