O acordeonista algarvio Gonçalo Pescada apresenta, no dia 13 de novembro, às 21h30, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, o espetáculo Tributo a Piazzolla. A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço, de acordo com as normas da DGS.

2020-130-goncalo-pescada-1500x1000

O ilustre acordeonista algarvio trará à biblioteca olhanense as belas obras do compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992), num programa em que a simplicidade melódica se funde na complexidade harmónica do "novo tango", partindo das raízes humildes para a contemporaneidade.

Da homenagem que Gonçalo Pescada prestará a Astor Piazzolla esta sexta feira em Olhão, farão parte temas como Libertango, Adios Noniño, Oblivion, Chiquilin di Bachin, Revirado, S’Il vous plaît, Balada para un loco, Decaríssimo, Vuelvo al sur, Alguien le dice al tango, Jacinto Chiclana, Yo soy Maria, Fracanapa e Violentango.

Gonçalo Pescada nasceu em Faro, a 10 de agosto de 1979. Doutorado com distinção e louvor em Música e Musicologia (vertente de Interpretação) pela Universidade de Évora, em 2014, concluiu também a licenciatura bi-etápica em Música (vertente Interpretação) pela Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco), o Curso Complementar de Acordeão pelo Instituto Musical Vitorino Matono (Lisboa) e a Profissionalização em Serviço (M01 e M32) pela Universidade Aberta.

Foi distinguido com vários prémios, entre os quais o 1º prémio no Concurso Nacional de Acordeão (Alcobaça, 1995), 1º prémio no Concurso Internacional de Acordeão “Citá di Montese” (Itália, 2004) e 1º prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (2006).

Apresentou-se como solista com várias orquestras, estreando e interpretando várias obras em primeira audição em Portugal. Foi convidado a participar em festivais de enorme prestígio em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bulgária.

Tem gravado para rádios e televisões (por exemplo Antena 2, RTP e rádio e televisão nacional búlgara).

A sua discografia compreende vários trabalhos a solo, em música de câmara e com orquestra. Alguns compositores têm-lhe dedicado novas obras para acordeão.

2020-130-BMO-Goncalo-Pescada-Tributo-a-Piazzolla-cartaz

<< Voltar