2012-079-II Forum SocialO auditório da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes foi o palco do II Fórum Social de Olhão, que decorreu no dia 26 de setembro, com dezenas de participantes. A organização esteve a cargo da Rede Social de Olhão e da associação ACASO.

Com uma plateia muito participativa, o II Fórum Social de Olhão teve este ano como tema “Agir em Rede – Definir Estratégias para a Mudança”. Neste encontro, onde se pretendia fomentar um espaço de partilha, reflexão e de avaliação e onde se pretendia promover a partilha de recursos e encontrar formas de entreajuda, esse objetivo foi cumprido, assegura a organização.

Na sessão de abertura, presidida pelo presidente do Município de Olhão, Francisco Leal, os oradores convidados elogiaram a realização deste encontro, devido à pertinência do tema nos dias de hoje. O autarca olhanense mostrou a disponibilidade do Município para continuar a colaborar com as instituições do concelho em tudo aquilo que seja possível, no que foi secundado durante o dia pelo vereador com o pelouro da Ação Social, António Camacho, que acompanhou o encontro.
2012-079-II Forum Social 2
No primeiro painel do Fórum, Carlos Grenha, revisor oficial de contas que se referiu ao “Desafio da sustentabilidade das IPSS’s e as Finanças Sociais” evidenciou, em termos de fiscalidade, quais os mecanismos que poderão permitir o aumento dos recursos financeiros por parte das instituições, nomeadamente ao nível de isenções, mecenato ou consignação de IRS, entre outros dispositivos legais que muitas instituições desconhecem e das quais podem beneficiar.

Palmira Macedo, da Universidade Católica Portuguesa, frisou a importância da partilha de recursos entre as instituições, o que neste tempo de crise se revela tão fundamental para a sobrevivência das mesmas, enquanto que o consultor das Redes Sociais António Baptista apresentou os vários projetos existentes na Rede Social de Santa Maria da Feira, que se revelam inovadores e deixaram boas ideias que se poderão aplicar no concelho de Olhão.
2012-079-II Forum Social 3
Na parte da tarde, os grupos de trabalho debateram as temáticas apresentadas anteriormente, com destaque para as partilhas de recursos, como utilizar a rede social a favor da solidariedade e as formas de sustentabilidade e gestão das IPSS’s, apresentando propostas de intervenção que promovam o trabalho em rede na busca de soluções inovadoras e de mudanças positivas.

<< Voltar