2012-082-Dia dos Investigadores1
O Município de Olhão, através da Casa João Lúcio, participou na passada sexta-feira, 28 de setembro, na Noite Europeia dos Investigadores, que decorreu durante 12 horas no centro comercial Ria Shopping e recebeu centenas de visitantes, sobretudo alunos das escolas do concelho.

Olhão foi uma das cidades portuguesas que aderiu à iniciativa da União Europeia, que se realiza simultaneamente em 300 cidades de 32 países.

Este ano, a biodiversidade foi o tema principal que o Município de Olhão, através da Casa João Lúcio, levou à Noite dos Investigadores. Neste espaço, houve destaque para o Jogo da Biodiversidade, que repercute as ideias chave sobre esta temática e a importância da água e dos diferentes ecossistemas terrestres.

A título de exemplo, a Casa João Lúcio levou, também, até ao Ria Shopping um favo de mel colonizado pela Abelha Ibérica (Apis Mellifera Ibérica). Foi ainda possível provar o mel produzido por estas abelhas, disponibilizado por produtores do concelho de Olhão, e observar, com a ajuda de lupa, as asas, patas e antenas destes insetos.

2012-082-Dia dos Investigadores2 2012-082-Dia dos Investigadores3

Durante todo o dia, para além das atividades proporcionadas pela Casa João Lúcio, houve muitas outras iniciativas, como por exemplo experiências interativas e mãos na massa, oficina de esparguetes, cozinha solar, demonstração de esgrima e ninjutsu, a exibição do documentário “Kimeraa do Atlântico: Encontro entre Ciência e Tradição”, a tertúlia “Ciência e Desporto”, a peça de teatro “Não Sejas Criança” ou um speed dating com cientistas.

<< Voltar