2012-083-Antologia Novos Autores Olhao 2A Antologia de Novos Autores de Olhão, obra lançada este ano pela Casa da Juventude do Município de Olhão, será dada a conhecer nos próximos dias em várias escolas do concelho. A primeira apresentação é já na quinta-feira, 4 de outubro, na Escola Secundária de Olhão.

Até ao dia 12 de outubro, a Antologia, que inclui obras de 12 autores olhanenses em prosa, poesia e banda desenhada, será apresentada nas escolas Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (4 de outubro, às 10h15 e 12h00), Dr. António Eusébio, em Moncarapacho (8 de outubro, às 15h00), Dr. José Carlos da Maia, em Olhão (9 de outubro, às 11h40), Dr. Alberto Iria, em Olhão (11 de outubro, às 10h30), Dr. João Lúcio, na Fuseta (12 de outubro, às 12h00) e Dr. Paula Nogueira, em Olhão (12 de outubro, às 14h40 e 19h30).

João Evaristo, responsável da Casa da Juventude do Município de Olhão, apresenta a obra aos jovens estudantes, acompanhado por alguns dos autores que contribuíram para este trabalho, que nasceu de uma iniciativa da Casa da Juventude com o intuito de revelar e divulgar os talentos da nossa terra e promover a nossa cultura e o nosso património literário.

Compõem esta antologia 23 surpreendentes obras de poesia, prosa e bd, seleccionadas a partir das dezenas de trabalhos concorrentes, em resultado de um desafio dirigido aos olhanenses, maiores de 14 anos, nascidos ou a viver em Olhão, sem trabalhos publicados nas modalidades que integram esta antologia. Trata-se, portanto, de uma aposta na criação autóctone que comprova a criatividade e talento das nossas gentes.

No sentido de divulgar a primeira edição, os autores e trabalhos seleccionados foram realizadas várias apresentações junto do público em geral, nomeadamente na Biblioteca Municipal e na Sociedade Recreativa Olhanense.

Com a ida às escolas acresce ao objetivo de promoção da leitura, o incentivo à participação dos jovens nesta iniciativa e a promoção da produção literária junto do público em idade escolar com perspectiva de integrar a próxima edição, já em 2013.

Deram o seu contributo para esta primeira Antologia de Novos Autores de Olhão, Alexandra Marcos, Carlos Barroca, Carlos Rocha, Constança Piloto da Marta, David Saias, Duarte Afonso, Filipe de Neves Martins, Filomena Pires, Inocência Dias, Julieta Lima, Laura Mariana e Maria Adelaide Dias.

<< Voltar