289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
A partir deste mês de dezembro, Olhão passa a usufruir de uma nova oferta de transportes públicos, com cobertura alargada a todo o concelho. Numa iniciativa pioneira, o Município apresenta uma solução que articula as redes urbana e intermunicipal nos circuitos dentro do concelho, através da utilização de um passe único.

2021-088-cubo-circuito-urbano-de-olhao

O novo Circuito Urbano de Olhão (CUBO) foi agora alargado, passando a servir novas zonas não abrangidas tanto pelo circuito urbano anterior como pelo circuito intermunicipal. Refira-se que Olhão é um dos sete municípios algarvios que disponibilizam um circuito urbano aos seus munícipes.

O CUBO, um investimento do Município que ronda os 450 mil euros/ano, será constituído por três linhas e assegurado por cinco autocarros novos, em substituição dos dois veículos que até aqui faziam o serviço em exclusivo na malha urbana.

As novas linhas, cujos horários podem ser consultados abaixo, permitirão uma ligação intermodal mais eficiente aos restantes meios de transporte, beneficiando a mobilidade da população.

Também os utilizadores das carreiras interurbanas já podem consultar os horários e comprar os títulos online, através do site https://vamusalgarve.pt  ou do smartphone, bastando instalar a respetiva aplicação.

Esta é uma novidade que permitirá, para além da sua consulta e compra, a desmaterialização dos bilhetes e passes, o acompanhamento das carreiras em tempo real e a indicação de itinerários com base no local de partida e chegada.

O CUBO, da responsabilidade do Município, e a recém-criada rede Vamus - Transportes do Algarve, da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), funcionarão em articulação e o passe e/ou bilhete a usar será o mesmo em todo o tipo de trajetos dentro do concelho, mantendo-se também o valor já cobrado anteriormente.

O Município de Olhão pretende, desta forma, proporcionar uma resposta mais justa e abrangente a todos os utilizadores, que terão agora à disposição mais horários e percursos. “Proporcionaremos uma maior cobertura do território, mais equitativa e associada à diminuição do tempo de espera pelo serviço. São estes os nossos grandes objetivos, com vista a responder às necessidades dos munícipes”, assinala o presidente da Autarquia e da AMAL, António Miguel Pina.

Para garantir uma melhor resposta ao nível das carreiras urbanas, durante este mês de dezembro o Município irá avaliar no terreno as alterações efetuadas para, se necessário, complementar a oferta agora apresentada. Para eventual esclarecimento de dúvidas ou sugestões, os interessados podem enviar e-mail para cubo@cm-olhao.pt.
2021-117-CUBO-Linha-Azul2021-117-CUBO-Linha-Verde2021-117-CUBO-Linha Amarela