Por ocasião dos 80 anos da Guerra Civil de Espanha, a Universidade do Algarve criou um seminário destinado aos estudantes de Língua e Cultura Espanhola e ao público em geral, que a Autarquia de Olhão, o Sindicato de Professores da Zona Sul e a Associação de Professores de História trazem agora à Biblioteca Municipal José Mariano Gago, no sábado, dia 22 de abril, das 10h00 às 17h00, subordinado ao tema "A Guerra aqui ao lado".

2017-072-a-guerra-aqui-ao-lado-01

O seminário privilegiará o tratamento literário, jornalístico e cinematográfico do conflito no contexto ibérico, implicando tópicos culturais e políticos como a propaganda, a censura e a construção da memória histórica. 

São oradores Olivia Novoa Fernández, António Lopes, Carina Infante do Carmo e Fernanda Candeias.

O seminário é de entrada livre, embora seja solicitada ao público interessado em participar uma inscrição, disponível online até 20 de abril, em www.spzs.pt.

A chamada Guerra Civil Espanhola foi um conflito bélico, deflagrado após um fracassado golpe de estado de um setor do exército contra o governo da Segunda República Espanhola. 

A guerra civil teve início após um pronunciamento militar, entre 17 e 18 de julho de 1936, e terminou em 1 de abril de 1939, com a vitória dos militares e a instauração de um regime de caráter fascista, liderado pelo general Francisco Franco.

2017-072-a-guerra-aqui-ao-lado-02

 

<< Voltar