Assinala-se em 2017 a passagem dos 43 anos sobre a Revolução do 25 de Abril de 1974. Em Olhão, a efeméride celebra-se com um conjunto vasto de atividades, a decorrerem ao longo do mês em todo o concelho.

2017-074-programa-25-abril-00

Entre 20 e 30 de abril, e numa organização conjunta do Município e da Associação 25 de Abril, vários locais da cidade de Olhão recebem a iniciativa “Poemas de Abril”, que consiste na colocação de cravos gigantes e poemas junto dos edifícios municipais.

No mesmo período, e também numa organização do Município e da Associação 25 de Abril, o Algarve Outlet acolhe a exposição “Cartazes de Abril”, uma mostra dos cartazes que marcam os 43 anos sobre a Revolução dos Cravos.

Também entre 20 e 30 de abril, o Museu Municipal – Edifício do Compromisso alberga a mostra “Abril em Serigrafia”.

Na quinta feira, 20 de abril, o público mais jovem está em destaque, com várias atividades a decorrerem na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes: às 10h30, militares de Abril estarão à conversa com os alunos que, às 15h30, terão oportunidade de assistir ao espetáculo “Era Uma Vez Um País”, protagonizado por Ricardo Martins, Eduardo Patarata e João Pereira.

Esta última iniciativa convida o público a evocar o Dia da Liberdade e a conquista da democracia em Portugal, e repete-se na sexta feira, dia 21 de abril, às 21h30, na Casa do Povo de Moncarapacho, e na segunda feira, dia 24 de abril, à mesma hora, no Auditório do IPMA, em Olhão.

Na sexta feira, dia 21 de abril, acontece o ponto alto das comemorações: às 21h30, no Auditório Municipal, o músico olhanense Domingos Caetano canta Zeca Afonso, voz indelevelmente associada ao derrube do Estado Novo.

A programação de segunda feira, 24 de abril, fica marcada pelo espetáculo “Cantigas de Abril”, uma organização da Junta de Freguesia de Pechão, que decorre no Clube Oriental de Pechão, a partir das 21h30.

Na terça feira, dia 25, o destaque vai, naturalmente, para as comemorações oficiais, que têm início às 09h30, junto ao edifício dos Paços do Concelho, com a cerimónia do hastear da bandeira, que conta com a participação do Corpo de Bombeiros Municipais e da Banda Filarmónica 1º de Dezembro.

O programa das comemorações dos 43 anos do 25 de Abril termina nos dias 29 e 30 de abril, sábado e domingo, com a iniciativa “Viv’Quelfes” que, numa organização da Junta de Freguesia, leva ao Jardim dos Combatentes de Ultramar dois dias repletos de iniciativas culturais, desportivas e lúdicas para toda a família.

O conjunto de atividades é vasto, e pode ser consultado aqui:
 
2017-074-programa-25-abril-012017-074-programa-25-abril-02

<< Voltar