O delicioso folar de Olhão foi eleito uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, no concurso promovido pela RTP, cuja final foi transmitida em direto de Montemor-o-Velho este sábado.

2019-140-folar-de-olhao
A iniciativa, que contou com o Alto Patrocínio da Presidência da República, teve como objetivo, segundo a organização, distinguir "o produto endógeno, a marca da terra, a preservação da qualidade dos ingredientes e a capacidade que o país tem de inovar e de se reinventar nas suas tradições".

A eleição final resultou do voto do público, mas um painel de especialistas com conhecimento na área da doçaria participou nas fases iniciais do processo de seleção, a partir das candidaturas apresentadas.

Depois das candidaturas iniciais, onde surgiram mais de 900 propostas a concurso, foram apurados 420 candidatos, entre eles a mais tradicional delícia olhanense, cuja proposta partiu do Município de Olhão.

O locutor da Rádio Comercial e DJ Wilson Honrado, um dos olhanenses mais ilustres, foi o padrinho do folar de Olhão no concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Para António Miguel Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, “o nosso folar é dos doces mais característicos que conheço e a sua forma de confecionar não tem paralelo. O resultado é, claro, um sabor divinal e único, que foi, agora, reconhecido a nível nacional e internacional”.

A organização do concurso contou com o apoio de um conselho científico composto por várias entidades: Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Associação Portuguesa de Nutrição, Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas; Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo e Turismo de Portugal - Escolas.

As restantes 7 Maravilhas Doces de Portugal são a amêndoa coberta de Moncorvo, o bolinhol de Vizela, os charutos dos Arcos, as cristas de galo, as roscas de Monção e o mel biológico do Parque Natural de Montesinho.


<< Voltar