O Município de Olhão associa-se à iniciativa A Terra Treme, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através do exercício de sensibilização para o risco sísmico que se realiza na próxima sexta feira, 15 de novembro, às 11h15. 

2019-177-a-terra-treme-01

Os mercados municipais de Olhão, Fuseta e Moncarapacho serão alvos prioritários por parte da Proteção Civil Municipal nesta sétima edição de A Terra Treme, com a qual se pretende, mais uma vez, sensibilizar os cidadãos para a melhor forma de agir em caso de sismo. 

É importante saber o que fazer antes, durante e depois de um evento sísmico, nomeadamente conhecendo as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar.

Para além da população em idade escolar, cuja “adesão à iniciativa tem sido enorme”, como refere a ANEPC, esta iniciativa tem a ambição de ir alargando, “ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação no exercício de outros setores da sociedade civil”. 

Desta forma, o Município de Olhão, através dos seus vários espaços, promove, no dia 15 de novembro, às 11h15, o exercício dos 3 gestos que salvam em caso de sismo: baixar, proteger e aguardar.

Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;

Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;

Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Todas as informações e inscrições para o exercício podem ser feitas em www.aterratreme.pt.

2019-177-a-terra-treme-02

<< Voltar