Face à epidemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), um problema de saúde pública de âmbito internacional, a Direção Geral da Saúde (DGS) recomenda o cumprimento de algumas medidas de higiene, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão, reforçar essa lavagem antes e após a preparação de alimentos, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos pareçam sujas, usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar, deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar de seguida as mãos, tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido ou evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.

2020-039-cuidadaos-a-ter-com-coronavirus-01

A DGS informa que à data, e seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), não existem restrições à estadia no nosso país de cidadãos regressados da China ou de outras áreas afetadas, estando disponíveis informações na página da DGS, em www.dgs.pt.

As pessoas regressadas da China, ou de uma área afetada, devem estar atentas ao surgimento de febre, tosse e eventual dificuldade respiratória. Se surgirem estes sintomas, não se devem deslocar aos serviços de saúde, mas ligar para o SNS24 - 808 24 24 24, e seguir as orientações que forem dadas. Por regra, não se recomenda qualquer tipo de isolamento de pessoas sem sintomas. 

Estas medidas enquadram-se na Emergência de Saúde Pública Internacional declarada pela OMS, na sequência da epidemia provocada pelo novo coronavírus. No dia 31 de dezembro de 2019, a OMS foi informada de casos de pneumonia na cidade de Wuhan, na China. Em 7 de janeiro de 2020, um novo coronavírus foi identificado como a causa da doença que foi denominada COVID-19. Os países aumentaram a sua vigilância para diagnosticar rapidamente possíveis novos casos de COVID-19. Desde então, foram identificadas mais pessoas infetadas por esse vírus na China, além de casos importados para outros países, inclusive na Europa.

A DGS tem seguido, desde o primeiro momento, o desenvolvimento do surto no contexto da identificação do novo vírus. Foi ativado o dispositivo de saúde pública do nosso país, com monitorização e vigilância epidemiológica, gestão e comunicação de risco, habituais nestas situações. Para mais informações, aceda a www.dgs.pt.

2020-039-cuidadaos-a-ter-com-coronavirus-02

<< Voltar