Pela primeira vez, a Ria Formosa e a sua extraordinária comunidade de cavalos-marinhos serão representadas em prestigiados festivais de cinema além-fronteiras.

2019-167-Cavalos-de-Guerra-filme

O documentário de conservação marinha do Município de Olhão Cavalos de Guerra é Seleção Oficial na categoria “Natureza e Vida Selvagem” do International Environmental Film Festival of Patagonia, de Puerto Madryn, Argentina.

Entre centenas de candidatos oriundos de todo o mundo, Portugal, assim como a Argentina e a Alemanha, foram os três países eleitos para projetar aqueles que foram considerados os melhores filmes desta categoria.

Devido à pandemia, a 5ª edição do festival será realizada de 1 a 5 de outubro, online e gratuitamente (www.patagoniaecofilmfest.com).

O filme Cavalos de Guerra, realizado por João Rodrigues, será exibido no dia 5 de outubro pelas 23h00 (hora portuguesa) em https://www.youtube.com/watch?v=VkIx-Pkphhc&feature=emb_title.

Já na América do Norte, as boas notícias para o cinema português dedicado à conservação ambiental, chegaram de Los Angeles, Califórnia, cidade berço do San Pedro International Film Festival (www.spiffest.org) onde Cavalos de Guerra é Seleção Oficial na categoria “Curtas-metragens” e finalista candidato ao prémio de melhor curta-metragem da 9ª edição do festival. A edição de 2020, que será online, terá lugar entre 5 e 8 de novembro.

De acordo com António Miguel Pina, presidente do Município de Olhão, “a conquista deste reconhecimento internacional é um motivo de orgulho enorme para todos os portugueses e mais uma prova de que a Ria Formosa é um ex-libris do nosso património natural que precisa de ser protegido e preservado em prol da sustentabilidade da vida selvagem e de todas as comunidades que dele dependem”.


<< Voltar