289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
O Museu Municipal de Olhão acolhe esta sexta feira, dia 3 de março, pelas 17h00, um concerto do músico José Alegre, intitulado “Retratos de Alma Caminhos da Guitarra Portuguesa”. A iniciativa conta com o apoio do Município de Olhão e integra-se na programação do 365 Algarve.

2017-031-365-algarve-olhao-guitarras-01

Nesta apresentação, o público é convidado a embarcar numa viagem sonora imaginária pelos vários universos da guitarra, desde a sonoridade romântica e cheia de dramatismo da guitarra coimbrã até ao trinado dos guitarristas de Lisboa mais ligados à tradição fadista. 

Para além das duas guitarras e escolas referidas, será também apresentado o guitolão, guitarra portuguesa barítono, instrumento do qual só existem três exemplares, idealizado por Carlos Paredes e construído pelo mestre Luthier Gilberto Grácio.

Será executado repertório da autoria de Gonçalo, Artur e Carlos Paredes, José Nunes, Casimiro Ramos e Custódio Castelo, bem como temas originais, música antiga e mediterrânica.

A guitarra portuguesa tem raízes históricas na família das cítaras renascentistas, que teve um período de grande expansão nos séculos XVI e XVII em toda a Europa, mas com especial incidência na bacia mediterrânica. A persistência deste instrumento em Portugal deve-se quase exclusivamente à sua utilização na música de expressão oral e ao desenvolvimento e consolidação do género que evoluiu ao longo do seu percurso, transportando consigo o nome de um país e a alma de um povo.

José Alegre nasceu em Lisboa em 1963 e iniciou o seu trajeto musical de forma autodidata nos primeiros anos da adolescência. Considera a música como um mundo aberto e sem fronteiras, repartindo a sua prática por vários instrumentos, e os seus interesses por áreas tão diversas como a música histórica, o rock, o fado, a música tradicional portuguesa e muitas outras formas étnicas com que se cruza.

Em 1997, concluiu os estudos de guitarra clássica no Conservatório Regional do Algarve. Iniciou-se na guitarra portuguesa em 2002 com o guitarrista Miguel Drago, mas a partir de 2005 passa a trabalhar com regularidade com o guitarrista e compositor Pedro Caldeira Cabral, numa perspetiva mais abrangente. 

Em setembro de 2008, inicia os seus estudos na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco onde conclui a primeira licenciatura em guitarra portuguesa orientada pelo músico, compositor e produtor Custódio Castelo. 

Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino de Música, variante Instrumento e Música de Câmara, e leciona guitarra portuguesa nos conservatórios de Portimão, Lagoa e Loulé.  

O 365 Algarve é um programa cultural que complementa a oferta tradicional da região com mais de mil apresentações de música, dança, teatro, exposições, animação de património, entre outras. 

A primeira edição decorre desde outubro de 2016 e até maio de 2017 e os eventos acontecem em todo o território algarvio.
 
2017-031-365-algarve-olhao-guitarras-02
 




BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet