289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
O Município de Olhão associa-se mais um ano à iniciativa de sensibilização para o risco sísmico A Terra Treme, promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, que se realiza na segunda feira, dia 5 de novembro, às 11h05.

2018-158--a-terra-treme
Pretende-se com a realização deste exercício promover a sistematizar a prática dos quatro gestos básicos de proteção em caso de sismo:
Baixar – baixe-se sobre os joelhos, posição que evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;

Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;

Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Para além dos três gestos a exercitar a nível nacional, todos os olhanenses são convidados a executar mais um gesto, que consiste na evacuação do edifício ou recinto que estejam e dirigirem-se para o ponto de encontro ou zona segura.

As entidades públicas ou privadas que o desejem, podem também inscrever-se através do correio eletrónico protecaocivil@cm-olhao.pt, de maneira a que o Serviço Municipal de Proteção Civil possa designar um agente para observar o exercício e oferecer sugestões úteis.

A Terra Treme (www.aterratreme.pt) é um exercício que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

Os três gestos - baixar, proteger e aguardar - são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.




BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet