289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-bilbioteca-cartaz-idoso-01Palestra "Nutrição Sénior"
Data:10 de novembro 2015 | 10:30
Espaço Polivalente da Biblioteca Municipal José Mariano Gago
Autor: Farmácia Holon Olhão

Em colaboração com a Farmácia Holon Olhão, a Biblioteca Municipal promove a Palestra intitulada “Nutrição Sénior”, dedicada em particular a toda a população sénior do concelho.

Sendo o envelhecimento um processo natural em que ocorre o declínio das capacidades individuais, mentais e físicas do individuo, revela-se de extrema importância adaptar a alimentação do mesmo a este estado fisiológico. Ocorre a redução do metabolismo, conduzindo à perda de peso total e ao aumento de gordura corporal pelo que, por norma, as necessidades energéticas dos idosos são inferiores às dos mais jovens. Além disto, numerosos fatores contribuem para um risco acrescido de desnutrição, como os de origem psicossocial, ambientais e económicos.

Geralmente, os idosos possuem carência de micronutrientes tais como os minerais (cálcio, ferro, zinco e cobre) bem como vitaminas sendo necessário uma reeducação alimentar.  

Existem vários sinais visíveis indicativos de desnutrição no idoso, verificando-se de extrema importância alertar os idosos e os seus cuidadores para tal.  
Os objectivos do evento consistem, desta forma, em identificar eventuais idosos desnutridos, alertar e transmitir conselhos alimentares direcionados para este grupo etário, divulgar o serviço de nutrição da farmácia e, sobretudo, interagir com esta classe da população.
A palestra será proferida pela nutricionista Drª. Lisa Gonçalves.

2015-bilbioteca-cartaz-idoso-02




BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet