2012-084-Regras CAL 2012
É já no próximo sábado, 1 de dezembro, que serão conhecidos os vencedores das três categorias a concurso da segunda edição do Festival de Curtas do Algarve – CAL, uma iniciativa do Município de Olhão que acontece no Auditório Municipal da cidade, a partir das 16h00. Entretanto, a organização já divulgou os oito finalistas.

Os vencedores do Festival de Curtas do Algarve (CAL) só serão conhecidos no próximo sábado, mas a organização já divulgou quais são os oito finalistas, após visionamento e avaliação do júri das 30 candidaturas recebidas.

Assim, na cerimónia do dia 1 de dezembro, que se realiza a partir das 16h00 no Auditório Municipal de Olhão, serão visionados para posterior votação as seguintes curtas-metragens: O Senhor Valéry, de Rui António (APARTE), Spray, de Vico Ughetto, Vicky and Sam, de Nuno Rocha (Filmes da Mente), Mar Negro, de Francisco Sousa, Maybe…, de Rui Resende, Prescrição, de Marco Miranda (Filmógrafo), Conto do Vento, de Claúdio Jordão (Filmógrafo) e Momentos, de Nuno Rocha (Filmes da Mente).

O público assistirá, na primeira parte do evento, ao visionamento das oito melhores curtas-metragens admitidas a concurso e que concorrem aos prémios finais, que serão decididos pelo público e pelo júri, composto por quatro elementos.

Serão atribuídos três prémios no valor de trezentos euros cada, nas seguintes categorias: Melhor Filme CAL 2012 – Júri (distingue o melhor filme a concurso no festival segundo a opinião do júri); Melhor Filme CAL 2012 – Algarve (distingue o melhor filme feito por algarvios, no Algarve ou sobre o Algarve, segundo a opinião do júri) e Melhor Filme CAL 2012 – Público (distingue o melhor filme a concurso no festival segundo a opinião do público, recolhida no final das apresentações).

Nesta segunda edição do CAL – Festival de Curtas do Algarve, Olhão renova a responsabilidade assumida em 2011 de ser o timoneiro da divulgação cinematográfica a nível da região. O CAL é uma iniciativa da Câmara Municipal de Olhão, organizada pelo Auditório Municipal de Olhão e pela Casa da Juventude de Olhão, com o objetivo de incentivar a produção e divulgação cinematográficas no formato de curtas-metragens a nível nacional e internacional.