2013-067-MEDEEANo dia 16 de abril decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Olhão uma sessão pública promovida pela Autarquia em parceria com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, cujo principal objetivo foi divulgar exemplos de boas práticas resultantes dos trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos entre estas duas entidades, sem esquecer a importância que o papel da gestão energética deve desempenhar em qualquer contexto.

“Compromissos com a Eficiência Energética”, “Carta Energética Municipal”, “Projeto MEDEEA – Implementação do Prémio Europeu de Energia” e “Reguladores de Fluxo Luminoso” foram os temas apresentados no decorrer desta sessão, cuja abertura esteve a cargo do vereador do Município António Camacho.
José Martins de Oliveira, Hugo Rodrigues, Walter Martins e Miguel Mendonça, da Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL) foram os oradores desta iniciativa conjunta.

O Município de Olhão é um dos parceiros do projeto MEDEEA (Mediterranean Implementation of the European Energy Award) conjuntamente com a AREAL, alguns municípios do Algarve e da zona do Mediterrâneo.

Este projeto consiste em identificar, potenciar e implementar medidas de eficiência energética contribuindo, assim, não só para uma maior e melhor gestão dos recursos energéticos mas também para um melhoramento em termos ambientais. Neste projeto estão incluídos os Prémios Europeus de Energia “European Energy Award – eea®”, que premiarão cidades e vilas que apresentem notáveis esforços no campo da gestão energética.

Olhão encontra-se entre os cinco municípios algarvios que marcarão presença no Chipre nos dias 15 e 16 de maio para a entrega oficial dos Prémios Europeus da Energia eea®.

Participam no projeto MEDEEA cerca de 70 municípios de sete países diferentes, nomeadamente da Itália, Portugal, Malta, Grécia, Chipre, Eslovénia e Espanha. Mas mais de 750 municípios em 10 países da União europeia estão a aplicar com sucesso o eea®.

2013-067-MEDEEA32013-067-MEDEEA2