2013-169 lagartaNa seguimento dos problemas causados pela “lagarta-do-pinheiro”, na Ilha da Armona, no início do ano, bem como todos os constrangimentos ambientais impostos relativamente à aplicação de insecticidas para controlo desta praga, a Ambiolhão, E.M., em conjunto com a empresa prestadora de serviços de desinfestação, realizou no passado dia 07 de Novembro uma acção de controlo que consistiu na adopção do Método da Micro-injecção aplicado em sessenta e cinco pinheiros.

Este método consiste na aplicação de uma substância activa insecticida colocada no interior da árvore, mediante pequenos orifícios que são posteriormente selados com tampões, não provocando quaisquer danos à planta e evitando a dispersão de partículas na atmosfera, contaminação do solo e ambiente envolvente.

Este tipo de tratamento chega a zonas da árvore que de outro modo eram inatingíveis, conseguindo-se assim um controlo mais abrangente e eficaz desta praga.

Com este tratamento, a Ambiolhão, E.M. espera ter controlado a proliferação anormal da praga e os consequentes incómodos aos utilizadores daquele espaço.