2014-biblioteca-nova-aguia-01Apresentação da Revista Nova Águia Nº 13
27 maio de 2014
Espaço Polivalente da Biblioteca Municipal de Olhão

Desde 2008, "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".
A Águia foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal, em que colaboraram algumas das mais relevantes figuras da nossa Cultura, como Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Raul Proença, Leonardo Coimbra, António Sérgio, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.

A NOVA ÁGUIA pretende ser uma homenagem a essa tão importante revista da nossa História, procurando recriar o seu “espírito”, adaptado ao século XXI, conforme se pode ler no nosso Manifesto.

Tal como n’ A Águia, procuraremos o contributo das mais relevantes figuras da nossa Cultura, que serão chamadas a reflectir sobre determinados temas.
A apresentação da Revista será feita por:

Por Renato Epifânio
Professor de Semiótica no IADE; Membro do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Sociedade da Língua Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva. Integra ainda a Direcção da Revista NOVA ÁGUIA: Revista de Cultura para o Século XXI e é o Presidente do MIL: Movimento Internacional Lusófono.

& Maria Luísa Francisco
Investigadora na área da Sociologia Rural, prepara da sua tese de doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi docente universitária no ensino superior público e privado. Autora de artigos na área da Sociologia Rural e da Sociologia da Cultura. Tem estudado o património cultural imaterial algarvio e é desde 2011 Delegada Regional da Associação Portuguesa de Museologia. É Vice-Directora da Revista NOVA ÁGUIA e é Coordenadora Regional do MIL Sul.

Autor: Nova Águia

2014-biblioteca-nova-aguia-02