2015-004-a-cadeira

3.ª a 6.ª feira: 10h00-19h00
2.ª feira e Sábado: 13h00-19h00

Autora: Ana Biscaia

“A cadeira que queria ser um sofá” foi um livro escrito pelo Clovis Levi
Nasceu na Figueira da Foz em 1978. À  frente dos seus olhos o seu pai desenhava noite dentro. Talvez a coisa lhe tenha vindo daí…
Licenciada em Design de comunicação pela Univeersidade de Aveiro.
O desenho ocupa-lhe noites…e traz-lhe amigos. Ilustrou o seu primeiro livro em 2006, para a & etc: Negrume, de Amadeu Baptista. Com esses desenhos, esses ursos, consegue entrar na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design em Estocolmo e estuda durante dois anos ilustração com Andreas Berg. Parte da essência do seu trabalho está relacionada com as palavras deste professor. A ilustração é uma disciplina que veicula conhecimento. A pesquisa é fulcral para o desenvolvimento do projecto (aquí relembra os ensinamentos base do processo de design). A ilustração permite ir ao fundo das coisas, permite saber mais. Depois vem o desenho, e a grafite entra em jogo, e o desenho é já o resultado de leituras, descobertas. A liberdade, a espontaneidade estão presentes. Apaga-se tudo muitas vezes se assim tiver de ser…risca-se, descobre-se. Inspirações: pessoas, cinema, poesia, música, comida, a língua portuguesa. O sono. O medo. As conversas.
Tiago Manuel, André Lemos, Maria Keil. Ségio Godinho, Zeca Afonso.

Em 2009 ilustrou “Poesia de Luís de Camões para todos" (editado pela Porto Editora), que mereceu uma Distinção do Júri do Prémio Nacional de Ilustração.
Em 2012, foi seleccionada, juntamente com 24 amigos ilustradores, para representar Portugal na Feira do Livro de Bologna na Exposição “Como as Cerejas”.
Em 2013 recebeu o Prémio Nacional de Ilustração 2012 com o livro "A cadeira
que queria ser sofá." de Clovis Levi (editado pela Lápis de Memórias).
Colabora em diversos projectos de ilustração e banda desenhada e design gráfico.

Informações/Visitas Guiadas: biblioteca@cm-olhao.pt e/ou 289 700 130