O Jardim João Lúcio é um pequeno jardim localizado na Avenida da República junto à Igreja Matriz de Olhão e foi inaugurado em 1925, em memória de um grande poeta nascido nesta cidade: João Lúcio. O jardim, onde se destaca a estátua em homenagem ao poeta, é composto por vários canteiros com plantas vivazes e pequenos arbustos.
Área: 830,00 m2
Árvores: Araucária (Araucaria heterophilla), Jacarandá (Jacaranda mimosifolia)
Arbustos: Lantana (Lantana camara), Hibisco (Hibiscus sp.),
Herbáceas: Agapanto (Agapanthus sp.)
O Jardim João Serra situa-se na Avenida da República, junto à estação ferroviária e foi inaugurado em 1903. Em 1942 foi construído um coreto, ladeado por espelhos de água, que seria um complemento paisagístico indispensável num local onde frequentemente se realizavam espetáculos musicais. Mais tarde, em 1963, o jardim foi destruído parcialmente aquando da construção do atual Edifício do Palácio da Justiça.
Atualmente, existe no Jardim João Serra um monumento que representa uma "ninfa a sair das ondas", monumento inaugurado a 16 de junho de 1990, data que assinala a elevação da Vila de Olhão da Restauração a Cidade (erguida à categoria de cidade em 8 de junho de 1985). Este jardim apresenta vários canteiros relvados com diversas árvores e arbustos.
Área: 3.100,00 m2
Árvores: Araucária (Araucaria heterophilla), Jacarandá (Jacaranda mimosifolia), Palmeira das Canárias (Phoenix canariensis), Árvore da borracha (Ficus elastica)
Arbustos: Hibisco (Hibiscus sp.), Loendro (Nerium oleander)
Ao longo de todo o espaço pode-se contemplar a Ria Formosa a partir de um dos bancos de jardim com inúmeras sombras proporcionadas pelos elementos arbóreos existentes. O aroma das diversas plantas invade todo o jardim, principalmente junto de duas pérgulas onde se encontram as trepadeiras madressilvas.
Área: 9.100,00 m2
Árvores: Plátano (Platanus occidentalis), Araucária (Araucaria heterophilla), Sófora (Sophora japonica), Eucalipto (Eucalyptus globulus), Jacarandá (Jacaranda mimosifolia), Palmeira das Canárias (Phoenix canariensis), Árvore da borracha (Ficus elastica), Tipuana (Tipuana tipo), Freixo (Fraxinus angustifolia)
Arbustos: Hibisco (Hibiscus sp.), Loendro (Nerium oleander)
Trepadeiras: Madressilva (Lonicera japonica)
O Jardim da Fuseta localiza-se na Avenida 25 de Abril, junto à Ria Formosa. Trata-se de uma zona verde com diversos locais de estadia, onde se pode desfrutar de uma paisagem inesquecível sobre a Ria Formosa. O jardim inclui um polidesportivo, um parque infantil, uma pequena zona de anfiteatro e uma vasta área relvada com vegetação arbórea.
Área: 11.650,00 m2
Árvores: Palmeira das Canárias (Phoenix canariensis), Oliveira (Olea europaea), Mélia (Melia azedarach), Choupo-negro (Populus nigra), Choupo-branco (Populus alba), Amoreira branca (Morus alba), Tipuana (Tipuana tipo), Salgueiro-chorão (Salix babylonica)
O Parque de Marim é constituído por um extenso pinhal que proporciona amplas áreas de sombra, de modo a garantir um maior conforto na visita ao local. Disponibiliza a todos os seus utentes condições para a prática desportiva.
Para além dessa vertente, o Parque de Marim, um vasto pulmão verde deste concelho, oferece ainda um panorama ambiental e ecológico, através da flora autóctone existente, proporcionando um leque variado de cores, texturas e fragrâncias.
Os moncarapachenses ganharam um espaço mais digno, tal como os turistas e viajantes que procuram aquele espaço, onde não faltam muitas árvores e arbustos.
Para mais informações consulte o site: http://www.ecoviasalgarve.org/