2016-003-marco-02-pe-descalco-01Apresentação do Livro "Pé Descalço: da Suécia a Portugal sem um tostão!"
Ricardo Frade
19 de março 2016
Espaço Polivalente da Biblioteca

A Génio e Audácia publica o livro “Pé Descalço: da Suécia a Portugal sem um tostão!”, o «último capítulo» desta inédita aventura que é o projeto “Pé Descalço 2013”.

Quando, há cerca de sete anos, Ricardo Frade e a sua Sofia se viram mergulhados em problemas, muitos deles derivados de (falta de) dinheiro, podiam ter emigrado. Podiam ter desistido da vida. Podiam ter feito mil e uma coisas. Preferiram a opção 1002: estudar finanças. E não é que resultou? Sendo pessoas de espírito humano, depressa quiseram pôr os conhecimentos adquiridos – os teóricos e os práticos – ao serviço de quem passa(va) dificuldades que lhes são tão familiares. Surgiu a ideia de escrever um livro. Mas… mais um livro de finanças pessoais? Não. Este não é um livro sobre finanças. É um livro sobre pessoas, os seus problemas quotidianos e a forma como os encaram.

O Ricardo estava na Suécia. No norte da península Escandinava, em pleno Inverno. Não conhecia o país e não sabia uma palavra de sueco. Não tinha na sua posse qualquer dispositivo eletrónico, dinheiro ou cartões de crédito/débito, e, para cúmulo, não tinha onde dormir, nem sequer o que comer. Mas voltou para Portugal são e salvo…em apenas 13 dias!

2016-003-marco-02-pe-descalco-02Cada dia desta inédita viagem é retratado num capítulo, culminado com a partilha de outras três histórias igualmente fantásticas e inspiradoras. Utilizando quase todos os meios de transportes para se deslocar (comboio, autocarro, camião, entre outros), e dormindo em sítios tão inacreditáveis como a arrecadação de um hotel em Paris, o Ricardo chegou à Mundos de Vida no dia 19 de Fevereiro de 2013. Sediada em Lousado, Vila Nova de Famalicão, esta é a instituição beneficiária de parte das receitas do projeto (no qual se incluem as vendas do livro).

Um livro cheio de peripécias e episódios caricatos, que diverte e entretém, ao mesmo tempo que nos obriga a viajar sem sair do sítio. Uma obra já aclamada pelas personalidades que compõem o grupo de leitores piloto, unânimes em recomendar a leitura. São eles: Marcelo Rebelo de Sousa, professor universitário e comentador político que assina o prefácio; Nuno Markl, humorista; José Moreira da Silva, ex-adjunto da presidência do Conselho de Ministros; António Quinteiro Nobre, embaixador de Portugal para as Coreias; Luís Palha da Silva, vice-presidente do Conselho de Administração da GALP; Pedro Abrunhosa, músico; Ricardo Braga “Ricardinho”, capitão da Seleção Nacional de Futsal; Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz; Bruno Coimbra, deputado na Assembleia da República; Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães; Jorge Silva, hair stylist; Pedro Caramez, guru de redes sociais.

Ricardo Jorge de Oliveira Seabra Frade nasceu em 1981, em Coimbra.

Professor e músico de formação, trabalhou nessa área de 2003 a 2010, até ter abraçado em pleno a carreira de consultor financeiro num banco de investimento, iniciada em 2007.

Em 2010 teve a sua primeira incursão pelo meio empresarial, da qual permanecem as aprendizagens. Em 2012 fundou a Génio e Audácia – que edita o livro “Pé Descalço – da Suécia a Portugal sem um tostão!” – agrupando no mesmo contexto a consultoria financeira e bancária, a consultoria/turismo de investimento para investidores estrangeiros, e os programas de desenvolvimento financeiro e pessoal personalizados, direcionados não só para adultos, mas também para jovens.

É um contador de histórias nato, e por isso mesmo tem feito sucesso como orador convidado em alguns eventos.
Desde 2009 que é o maestro do Coral de Santa Marinha da Costa, em Guimarães, cidade que é a sua casa desde 2003.

Partilha todas as aventuras com a sua Sofia, “Frade” desde 2004. Seis anos após o casamento, entram no programa de acolhimento familiar da Mundos de Vida, sendo hoje “pais de coração” de três meninos com idades entre os 11 e os 17 anos.
Sempre foi um autodidata, e é um homem que gosta “de fazer coisas”.