2014-108-Filme interativoO filme interativo Neblina, o primeiro da trilogia Os caminhos que se bifurcam, da autoria do olhanense Bruno Mendes da Silva, fará a sua estreia no Festival de Cinema de Avanca no dia 23 de julho.

Este projeto, sediado no CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação) e desenvolvido na linha de investigação aplicada “Criação de artefactos digitais”, no seio da Universidade do Algarve, enquadra-se na investigação de pós-doutoramento do investigador olhanense Bruno Mendes da Silva e procura aplicar a investigação teórica iniciada na tese de doutoramento Eterno Presente, o tempo na contemporaneidade, que resultou na publicação do livro A máquina encravada: a questão do tempo nas relações entre cinema, banda desenhada e contemporaneidade (2010).

A realização desta narrativa interativa procura reconfigurar a experiência do espetador de cinema. Pretende-se que este projete a sua própria identidade no protagonista da ação, tornando-se no espetador-protagonista. Para este fim, aquando da estreia, estará disponível, na web, uma aplicação que divide a visualização da narrativa em três fluxos de imagens e que poderá ser visualizada em diferentes dispositivos, através do sítio www.ese.ualg.pt/caminhos. No Festival de Cinema de Avanca, a estreia do filme combinará projeção convencional com a utilização complementar de laptops, tablets e smartphones. Os fluxos de imagem disponíveis oferecem ao espetador a possibilidade de escolher o seu próprio percurso dentro da história, enquanto personagem principal, podendo ainda selecionar o género do protagonista com o qual mais se identifica.

Este projeto procura uma nova relação entre público e obra, menos adormecida e estagnada, onde a distância entre géneros e entre realidade e ficção tenderá a desaparecer.

Bruno Mendes da Silva é diretor da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve (UAlg), docente no Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes (UAlg) e no Doutoramento em Média-Arte Digital (UAb/UAlg).

Investigador do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação, http://ciac.pt) atualmente em pós-doutoramento (Cinema Interativo), o investigador olhanense é doutorado em Literatura e Cinema (Literatura Comparada) pela UAlg e autor do livro A máquina encravada: A questão do tempo nas relações entre cinema, banda desenhada e contemporaneidade (2010).

É igualmente autor do Álbum BD Metamorfose: 5+5 pérolas (2000) e foi realizador e produtor da TDM, Macau/China, com documentários exibidos na RTPi e na TV5/França (1995/2000). Já participou em vários festivais internacionais de cinema e vídeo: Fresh (Bangkok), LOOP (Barcelona), Dokanema (Maputo), Festival de la Imagen (Manizales/Colômbia) e Ecologias Digitales (Madellin/Colômbia).

2014-108-filme-interativo-022014-108-filme-interativo-03