2015-009-1o-criterio-helder-oliveira-01No próximo dia 25 de janeiro, a partir das 10h30, a cidade de Olhão recebe a primeira de três provas denominadas “Challenge de Marcha Atlética Olímpicos d’Olhão”, que pretende homenagear os atletas olhanenses que participaram em Jogos Olímpicos. Hélder Oliveira, que dá o nome a esta primeira prova, representou Portugal em 1988, em Seul (Coreia do Sul).

A prova é organizada pelo Clube Oriental de Pechão (COP) e tem o apoio da Associação de Atletismo do Algarve (AAA) e da Câmara Municipal de Olhão, tendo início às 10h30 na Avenida da República. A iniciativa do COP realiza-se igualmente na Rua General Humberto Delgado, tendo partida e chegada junto ao “Olho de Água”, na Avenida da República, num percurso de 1 km a ser percorrido por atletas federados ou não, de ambos os sexos e em todas as faixas etárias, variando somente o número de voltas ao traçado.

Seguem-se, englobadas neste “Challenge”, outras provas em março e abril, com o nome dos outros dois olímpicos olhanenses: Jorge Costa que esteve em Atenas (Grécia) em 2004 e Ana Cabecinha em Pequim (China) e Londres (Inglaterra) em 2008 e 2012 respetivamente. Ana Cabecinha é a única dos três atletas que ainda se mantém em atividade, sendo a atual campeã nacional de estrada.

Os prémios serão distribuídos pelos melhores atletas de cada categoria, sendo que o grande vencedor do “Challenge” será o que melhor classificação obtiver nas três provas. A organização espera que os melhores atletas nacionais desta disciplina participem nesta prova.

A Associação de Atletismo do Algarve aproveita esta competição do dia 25 de janeiro para realizar em simultâneo o Campeonato Regional de Marcha.

2015-009-1o-criterio-helder-oliveira-02