2015-117-bandeira-azul-2015-armona-fusetaA Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) anunciou a lista oficial das praias e marinas distinguidas com a Bandeira Azul 2015 e o Algarve é, uma vez mais, a região com mais galardões a nível nacional. Olhão mantém com bandeira azul as praias Armona Mar, Fuseta Mar e Fuseta Ria.

Este ano, turistas e residentes têm 85 praias com bandeira azul para desfrutar no Algarve, mais três do que no ano passado. Em todo o País, foram reconhecidas um total de 299 praias e 15 marinas, um recorde desde que a distinção é atribuída.

Desde 2006 que a praia Armona Mar é distinguida com este símbolo de qualidade ambiental, o que representa uma mais valia para o concelho de Olhão, garantindo uma praia segura de veraneio a todos os visitantes. Esta é uma das cinco ilhas barreira que fazem parte do sistema lagunar da Ria Formosa, que constitui um cordão de ilhas e penínsulas arenosas dispostas paralelamente à costa, protegendo uma laguna que forma um labirinto de sapais, canais, zona de vasa e ilhotes que protegem parte da faixa litoral.

A praia Fuseta Mar já exibe a bandeira azul desde 2010. Também situada na costa atlântica, é um verdadeiro paraíso, das mais procuradas do sotavento algarvio e a muito pouca distância da localidade da Fuseta, bastando cerca de cinco minutos de barco para chegar a um ‘mundo diferente’.

A praia Fuseta Ria consta de uma faixa de areia que se desenvolve da zona da Foz do rio Eta para Poente, na zona costeira da Ria Formosa, protegida pela ilha da Armona que nesta extremidade assume, para os locais, o nome de ilha da Fuseta.

Em termos de acessibilidades, esta é das zonas balneares do concelho de Olhão que apresenta melhores condições de acesso, uma vez que o núcleo urbano da Fuseta se desenvolveu a partir deste local, estando toda a envolvente infraestruturada com estradas e estacionamentos, vias pedonais e ciclovias, que permitem que o acesso seja feito por qualquer cidadão em diversos meios de transporte, mesmo que apresente condições especiais de mobilidade. Salienta-se ainda que a zona envolvente da praia da Fuseta Ria foi intervencionada há poucos anos, como resultado da atribuição do 1º lugar do “Prémio Nacional do Ambiente – Área Autarquias” em 1999.