2015-146-mercados-de-olhao-02Os Mercados de Olhão estão a mudar! Algumas das bancas e lojas tradicionais estão, aos poucos, a ser transformadas em espaços diferentes. Uma banca onde se vendem diferentes tipos de chás, uma loja gourmet que abriu recentemente, ou bares com música ao vivo, são algumas das muitas propostas deste espaço que é um ex-libris de Olhão e do Algarve, com especial relevo durante o verão.

Dotado com lojas e bancas mais funcionais e atrativas para quem vende, mas também para quem compra, exibindo nas suas paredes interiores azulejos pintados por Costa Pinheiro mas mantendo a sua traça original, este espaço comercial recebe, diariamente, milhares de pessoas, sendo um dos principais cartões de visita da cidade. A esse facto não é alheio o local privilegiado onde que se encontra, junto à Ria Formosa e à zona histórica de Olhão, o que atrai muitos visitantes.

Os Mercados Municipais estão intimamente ligados à imagem de modernidade deste Olhão do século XXI. Já em 1916, quando foi inaugurado, o espaço apresentou-se de forma inovadora: com as edificações a ficarem apoiadas em 88 estacas ligadas entre si por arcos de alvenaria de tijolo. Décadas mais tarde, realizaram-se obras de requalificação, que terminaram em 1998.

Na nave nascente podemos encontrar todos os produtos hortícolas, fruta e talhos, ficando a nave poente com o comércio de peixe e mariscos. Ao redor destas duas naves, foram também criados vários espaços comerciais que muito têm ajudado a desenvolver e potenciar os negócios existentes.

Quem visita agora o local pode desfrutar de bares, geladaria, cafés, lojas de pão e doçaria regional, um quiosque ou snack-bares que, juntamente com o mercado tradicional aos sábados de manhã, tornaram este espaço num local de eleição de Olhão, atraindo muitos locais e visitantes.

2015-146-mercados-de-olhao-012015-146-mercados-de-olhao-03