2015-biblioteca-009-setembro-2015-Nova-aguia-01A Biblioteca Municipal José Mariano Gago acolhe no próximo dia 24 de setembro, às 15h30, a apresentação da edição de 2015 da revista “Nova Águia”, dedicada aos centenários da revista “Orpheu” e do livro “Arte de Ser Português”.

A vinda a Olhão de responsáveis da revista para a apresentação da presente edição – a biblioteca olhanense já acolheu outras iniciativas semelhantes – insere-se na descentralização que se pretende imprimir, quer em Portugal quer em todo o espaço lusófono.

A publicação “Nova Águia” surgiu em 2008, tem periodicidade semestral e desde o primeiro número que procura refletir sobre o pensamento português, afirmando-se como uma revista de qualidade para o século XXI.

Na apresentação que será feita por Renato Epifânio, um dos diretores da revista e igualmente professor de Semiótica no Instituto de Arte, Design e Empresa (IADE) e por Maria Luísa Francisco, investigadora e autora de artigos na área da sociologia rural, será dado particular ênfase a dois temas desta última edição: o centenário de “Orpheu”, revista do século passado que marcou o panorama cultural da época, e ao livro de Teixeira de Pascoaes “Arte de Ser Português”.