sexta, 16. outubro 2015
No âmbito de um protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Olhão, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) promove, até ao final do ano, um conjunto de três workshops destinados aos funcionários da autarquia, empresas municipais e IPSS's do concelho.
A primeira ação é subordinada ao tema “Direitos e Deveres dos Consumidores, o que é o Direito do Consumo?”, e decorre no próximo dia 21 de outubro, às 14h30, na Casa da Juventude do Município de Olhão. Neste workshop, serão abordados temas como os direitos do consumidor, a mediação e resolução de conflitos, o Serviço Municipal de Defesa do Consumidor, ou o Livro de Reclamações e a sua utilização.
O segundo workshop, marcado para 25 de novembro, também às 14h30, tem como temática “Consumidores Economicamente Vulneráveis: Que Abordagem da Perspetiva do Direito do Consumo?”, onde se aproveitará a oportunidade para esclarecer conceitos como o de consumidor vulnerável, os serviços públicos essenciais e as relações entre o consumidor e a banca.
A última sessão decorre a 16 de dezembro, no mesmo horário, e vai abordar a problemática de como “Saber Viver em Tempos de Crise”. Nesta ação, serão abordados os comportamentos a adotar pelas famílias com vista à promoção da literacia financeira, os recursos materiais de apoio à intervenção social e como prevenir as situações de exclusão social, promovendo a inclusão através do aprofundamento de competências na área financeira.