Os Mercados de Olhão surgem em destaque num guia que a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) agora publicou. O roteiro bilingue, em português e inglês, intitulado “Lojas Tradição”, leva os leitores através do que de melhor o Algarve tem para oferecer, em termos de mercados, lojas e produtos tradicionais.

2016-021-livro-acral-olhao-01
Azeitona, alfarroba, amêndoa, cesto de empreita, medronho, figo, batata-doce, citrinos, mel, enchidos, vinhos, bivalves, azeite, cortiça, flor de sal, conservas ou olaria são alguns dos produtos abordados neste guia.

Sobre os mercados olhanenses, lê-se: “Encostado à Ria Formosa, em terra de pescarias, a traça do Mercado Municipal de Olhão marca de forma indelével a arquitetura da cidade cubista. (…) Não há peixe como o de Olhão (…) e nas toldas olhanenses a prova disso mesmo é visível nos tons de prata e azul brilhante dos frutos do mar a estalar de frescura. Mas esta é também terra de produtos do campo, com as mais frescas verduras e frutas a descerem à cidade, vindas do mundo rural olhanense. (…) Ponto de cruzamento das genuínas gentes olhanenses e de turistas, este verdadeiro espaço de vivências e de compras é um exemplo de um mercado carregado de alma, um cruzamento dos aromas da terra com a brisa da maresia, num quadro em que se sente na pele o pulsar de um povo”.

No “Lojas Tradição” surgem ainda em destaque algumas empresas e espaços de comércio tradicional que se dedicam à produção e comércio de produtos tradicionais algarvios.

Este roteiro de 101 páginas da responsabilidade da ACRAL, elaborado com o apoio de fundos comunitários, surge no âmbito do projeto “Algarve Positivo”, que pretende lançar a marca “Produto Algarve”, e é constituído também pelas publicações “Polvo Tradicional – Sabor a Portugal” e “Algarve Exportador – Empresas Exportadoras”.

2016-021-livro-acral-olhao-02