No passado dia 2 de abril, um grupo de 20 crianças entre os 7 e os 11 anos participou numa noite diferente na Biblioteca Municipal José Mariano Gago. À hora marcada e envergando pijama, as crianças compareceram com entusiasmo e alguma ansiedade à mistura.

2016-094-uma-noite-na-biblioteca-01
Depois de formalizados alguns procedimentos, e acompanhadas pelas técnicas de serviço, as crianças iniciaram uma visita pelo espaço da Biblioteca com uma lanterna na mão. Já dentro da Sala do Conto, puderam assistir à dramatização da história tradicional O Rato do Campo e o Rato da Cidade, de Esopo, pelas voluntárias Mariana Brito e Catarina Arrais.

De seguida, foi a vez de participarem no jogo de cartas Arca dos Contos, através do qual construíram quatro histórias, que a seguir dramatizaram perante o grupo e com acesso a guarda-roupa para o efeito.

A noite já ia longa e pedia uma pausa para a ceia, pelo que todos se reuniram no setor infantil para comer e conviver com os colegas. Com muitos risos à mistura, houve até tempo para contar algumas adivinhas.

Mas a noite ainda estava longe de terminar, pois de seguida todos desceram ao Espaço Polivalente da Biblioteca, onde puderam assistir, entre mantas e almofadas, ao teatro de sombras chinesas A Maior Flor do Mundo, de José Saramago. Por fim, também puderam visionar um pequeno filme com o mesmo título e realizar uma atividade de expressão plástica, onde cada um decorou uma pétala para preencher a maior flor da noite.

De referir que esta foi uma atividade conjunta da Rede de Bibliotecas do Algarve, em parceria com a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD), no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil.

2016-094-uma-noite-na-biblioteca-02