Foi já divulgada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) a lista de praias que ostentará a Bandeira Azul no ano de 2016. No concelho de Olhão, pela primeira vez, todas as praias que se candidataram hastearão este símbolo de reconhecimento de qualidade ambiental. A praia da Armona-Ria volta a ostentar a bandeira este ano, depois de já o ter feito nos anos 90 do século passado. Quanto às praias de Armona-Mar, Fuseta-Mar e Fuseta-Ria, renovam este ano a distinção.

2016-121-bandeira-azul

O presidente da Autarquia, António Miguel Pina, já se regozijou com este anúncio, sublinhando que “tendo em conta os critérios de atribuição da Bandeira Azul, que vão da qualidade da água à gestão ambiental e equipamentos, passando pela informação e educação ambiental e pela segurança e serviços, é um motivo de orgulho para o concelho de Olhão poder ostentar este galardão em todas as suas praias, visto que estamos na presença de um reconhecimento por parte de entidades externas e devidamente credenciadas para o efeito, da qualidade ambiental dos espaços balneares existentes no concelho. É um motivo de orgulho, e ao mesmo tempo uma responsabilidade: a de manter estes brilhantes resultados nos próximos anos”.

Em todo o País, a Bandeira Azul vai ser hasteada este ano em 314 praias, mais 15 atribuições do que em 2015, ultrapassando pela primeira vez a barreira das três centenas. Do total das bandeiras que vão ser hasteadas nas praias portuguesas, 292 são em praias costeiras e 22 em praias fluviais, registando-se entre elas 10 que nunca tinham recebido a distinção.

A ABAE é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à educação para o desenvolvimento sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.

A ABAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), que agrupa entidades internacionais que, em conjunto, promovem atividades de sensibilização e educação para o desenvolvimento sustentável, oriundas de mais de 60 países.

A Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes. Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela ABAE, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE) e conta com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entre outras entidades públicas e privadas com responsabilidades na gestão das praias, marinas e portos de recreio.