A ministra do Mar e o secretário de Estado das Pescas anunciaram, na Comissão de Agricultura e do Mar, que a Fuseta é um dos portos de pesca para os quais está prevista a realização de dragagens a breve trecho.

2016-126-barra-da-fuseta

De acordo com o jornal online Sul Informação, a intervenção, da responsabilidade da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, encontra-se em fase de lançamento de concurso público.

O Plano de Dragagens que tem vindo a ser concretizado na Ria Formosa pela Sociedade Polis, num montante da ordem dos 7,5 milhões de euros, tem enquadramento financeiro no quadro comunitário do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Perante esta notícia, o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, congratula-se, pois “estamos na presença de um anseio antigo e de uma reivindicação que temos vindo a fazer de forma reiterada junto das autoridades competentes. A Fuseta e a Ria Formosa só têm a ganhar com esta intervenção”.

De recordar que o desassoreamento da Ria é de extrema importância, uma vez que permite uma reoxigenação das águas, essencial ao equilíbrio da flora e fauna desta zona protegida.