Até final do mês de maio, decorre a edição de 2016 do ECC – European Cycling Challenge, a maior competição de equipas de ciclistas urbanos de cidades de toda a Europa: a equipa que pedalar a maior distância ganha o desafio. O Algarve participa mais uma vez com uma equipa, da qual todos os interessados, olhanenses incluídos, poderão fazer parte. Para tal, basta fazer o registo e descarregar a aplicação gratuita Cycling365, juntando-se assim à equipa algarvia. Para quem não tem smartphone, há outras formas de participação, disponíveis no site www.cyclingchallenge.eu.

2016-139-european-cycling-challenge

Portugal participa este ano com quatro equipas: Área Metropolitana do Porto, Região de Aveiro, Barreiro e Algarve. Sendo que na nossa região, a bicicleta é um dos meios de transporte de eleição, desafiam-se todos os que utilizam este meio no seu dia a dia a participarem no desafio e contribuírem para os resultados da equipa algarvia.

A competição é aberta a todas as pessoas que vivam nas cidades participantes, ou que de lá ou para lá viajem, seja por motivos de trabalho, estudo, ou lazer. A participação é gratuita. Todos os quilómetros percorridos por cada um dos membros juntam-se ao total da quilometragem da equipa.

Na edição de 2015 do ECC, participaram 39 equipas de 15 países europeus, e os 26 mil participantes percorreram uma distância de mais de 2 milhões de quilómetros. A cidade vencedora foi a de Gdansk, na Polónia.