O Município de Olhão volta a oferecer os manuais escolares a todos os alunos do 1º Ciclo do concelho no próximo ano letivo 2016-2017. No seguimento da sua política educativa, o autarca António Miguel Pina já garantiu a continuação desta medida, acrescentando que este ano “também o material escolar será fornecido pela Câmara a todos os alunos do ensino público”.

2016-185-oferta-manuais-escolares-01
A novidade deste ano, no arranque do ano letivo no concelho de Olhão, é a oferta do material escolar a todos os alunos do 1º Ciclo do ensino público do concelho, aquisição que ascende a algumas dezenas de milhares de euros. Se a responsabilidade de distribuir os manuais do 1º ano é da responsabilidade do Governo, o Município oferece a estes alunos os cadernos de atividades, não incluídos na ajuda governamental, assim como o material escolar. Quanto aos alunos dos 2º, 3º e 4º anos, recebem por parte da Autarquia todos os manuais, cadernos e material escolar. No total, este ano a Câmara deverá investir cerca de 150 mil euros nesta medida.

Considerando o executivo municipal que “a aposta na educação é uma prioridade”, pretende-se com estas medidas promover a democratização do ensino, garantindo o direito a uma justa e efetiva igualdade de oportunidades ao acesso e sucesso escolares, principalmente nos níveis mais precoces de escolaridade, “onde deve ser assegurado um ensino universal, obrigatório e gratuito, de acordo com a nossa Constituição”, refere o presidente da Autarquia, António Miguel Pina.

A decisão de voltar a apoiar os cerca de 2.000 alunos foi aprovada pelo executivo municipal, mais uma vez, permitindo assim a todos os alunos do 1º Ciclo do ensino básico do concelho acesso gratuito aos manuais escolares, respetivos cadernos de atividades e agora também a grande parte do material escolar que, no início de cada ano letivo, tinha de ser adquirido pelos pais das crianças. No kit oferecido a todos os alunos do 1º Ciclo do ensino público do concelho estarão incluídos cadernos, blocos, dossiês, capas, micas, papel de seda ou de lustro, borrachas, lápis, esferográficas, lápis de cor, canetas de feltro, régua, esquadro, tesoura ou compasso, entre outros.

No início de setembro, todo o material será entregue na sede de cada agrupamento, devendo os pais dos alunos levantar os manuais, cadernos e material didático de acordo com calendarização a divulgar oportunamente pelas escolas.

2016-185-oferta-manuais-escolares-02