Na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, todos os meses são dedicados à vida e obra de um autor. O mês de janeiro é dedicado à escritora Ana Teresa Pereira.

2016-303-autor-mes-ana-teresa-pereira
Ana Teresa Pereira nasceu em 1958 no Funchal, onde vive atualmente. Publicou o seu primeiro livro em 1989, Matar a Imagem, com o qual ganhou o Prémio Caminho Policial. Em 1990, na coleção Campo da Palavra, publicou o romance As Personagens.

Estreou-se na literatura infantil com A Casa da Areia e A Casa dos Penhascos, dando assim início a uma nova coleção para jovens.

Desde o seu primeiro livro, tem vindo a publicar regularmente. A singularidade da sua temática e a concisão da sua escrita dão a Ana Teresa Pereira um lugar próprio na literatura portuguesa contemporânea.

Ganhou vários prémios, entre os quais, em 2012, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores com a obra O Lago.

A bibliografia da autora existente na Biblioteca pode ser consultada através do catálogo online, em http://www.cm-olhao.pt/pt/catalogo-online
.