Cerca de 1.200 crianças dos 4º e 5º anos das escolas públicas do concelho de Olhão irão ter oportunidade, até sexta feira, de visitar o espaço de educação ambiental em movimento “Vaivém Oceanário”, do Oceanário de Lisboa, que está em Olhão, no Jardim Pescador Olhanense, até domingo, com o apoio do Município, para passar a mensagem de que “com a ajuda de todos, é possível ajudar a conservar a natureza”.

2017-042-vaivem-01
Este é o projeto de responsabilidade social mais ambicioso do Oceanário que, através de um programa sustentado de educação ambiental, alerta todos os públicos de todas as idades para a importância de alterar os comportamentos para com o meio ambiente e de proteger o património natural.

2017-042-vaivem-02
Os educadores e os professores são grandes aliados do Oceanário na educação ambiental das crianças e dos jovens. Em conjunto com o Vaivém Oceanário, e através de uma série de ações de acesso livre e gratuito, as crianças olhanenses vão ter oportunidade de ficar a saber como mudar atitudes, com vista à conservação e sustentabilidade dos recursos.

Durante a experiência, as crianças têm oportunidade de, através de educadores marinhos do Oceanário, ficar a saber um pouco mais acerca da descoberta dos oceanos ao longo dos tempos, desde o Rei D. Carlos, cujo interesse pelos mares lhe valeu o cognome de O Oceanógrafo, até aos nossos dias.

2017-042-vaivem-03
Esta viagem no tempo permite aos mais pequenos tomar contacto com a evolução dos meios humanos e tecnológicos envolvidos na pesquisa científica marinha. A atividade contempla também um momento de exploração sensorial, em que os participantes ficam a conhecer diversos factos curiosos acerca de alguns habitantes dos mares.

2017-042-vaivem-04
O programa de educação ambiental em movimento “Vaivém Oceanário” permanece no Jardim Pescador Olhanense até domingo. O fim de semana será dedicado exclusivamente ao público em geral.

2017-042-vaivem-05